Um dos fatores que mais causam dúvidas na hora de comprar um carro está relacionado ao câmbio. Tanto o sistema de transmissão manual como o automático possuem vantagens e desvantagens, mas pensando em combustível, qual dos dois será que gasta mais?
O câmbio automático perde parte da energia gerada pelo motor porque a ligação entre a transmissão e o motor é feita através de uma peça chamada conversor de torque. Ela faz o papel da embreagem dos câmbios manuais, transferindo a rotação do motor para dentro da caixa de engrenagens.
Enquanto nos câmbios manuais a ligação é direta, no automático é o óleo que está dentro do conversor de torque que transmite a energia do motor para as engrenagens planetárias da caixa de transmissão.
Para entender melhor esse tal de conversor de torque, imagine dois ventiladores, um de frente par o outro. Ligue um deles: em alguns segundos, o outro, mesmo desligado, começará a girar. É que o vento gerado pelo ventilador ligado acaba por virar a hélice do ventilador desligado. No caso do conversor, o princípio de funcionamento é o mesmo: em vez de ar, existe óleo hidráulico.
Por isso, é verdade: o câmbio automático consome mais combustível sim, mas não é nada que você não possa amenizar através de uma condução mais tranquila.
As novas tecnologias de gerenciamento eletrônico das mudanças de marchas reduziram significativamente estas perdas. E pode-se garantir que, se você acompanhar de perto a rotação do motor, evitando picos de rotação desnecessários, acima de 3.000 RPM, não haverá motivo algum para ter saudade do câmbio mecânico.