A forte chuva de granizo registrada na sexta-feira (19), em Dracena, danificou consideravelmente centenas veículos. Uma das alternativas para arrumar o amassado na lataria é a técnica chamada martelinho de ouro.
Paulo Makino, da Makino Martelinho de Ouro, conta que os quatro profissionais da empresa (incluindo ele), não estão dando conta da quantidade do serviço e mais três profissionais seriam integrados à equipe, ainda na tarde de segunda-feira (22). “Três profissionais de outras regiões do Estado estão chegando hoje (ontem) à tarde para trabalhar, pretendemos atender o maior número de pessoas possíveis”, assegurou.
Eles têm atendido tanto carros com seguro quanto carros sem seguro desde sexta-feira e segundo Makino, a procura pela técnica do martelinho de ouro aumentou 100%. “Estamos agendando os serviços, anotamos o nome, endereço e telefone do proprietário do veículo. Temos serviços para os próximos três meses”, considerou.
O PROCESSO
Para iniciar o reparo em um veículo amassado, o profissional precisa de ferramentas de aço – moldadas de acordo com a necessidade –, secador térmico, lâmpada especial e, em alguns casos, lixas e materiais de polimento. O processo pode levar desde alguns minutos a até dois dias. A primeira atividade é aquecer o local danificado com um secador térmico, deixando a pintura fique mais flexível. Em seguida, o profissional usa uma lâmpada fluorescente com capa de acrílico branco para identificar os pontos amassados no veículo. Se o amassado estiver “muito fundo” são usadas ventosas para nivelar o local. Depois começa o trabalho de empurrar a lataria para deixá-la lisa, geralmente com barras de aço inoxidável moldadas.