Há um consenso comercial na indústria que diz “quanto mais caro o produto, mais rentável será”. Faz sentido e, a rigor, é isso mesmo. Mas nem sempre.
Estudo promovido pela consultoria Data2mkt quebra essa lógica ao tratar do Chevrolet Onix, o líder no ranking de vendas do Brasil.
Além desse título, o hatch é também o mais rentável para a Chevrolet – arrecadou R$ 6,7 bilhões. Foram 152.500 unidades vendidas no acumulado de vendas de janeiro a outubro de 2017.
Desde 2016, o compacto da GM assumiu a liderança no ranking por faturamento. No ano passado o Onix teve 153.400 emplacamentos, totalizando R$ 6,3 bilhões em vendas – número 21,5% maior que o de 2015 com faturamento de R$ 4,8 bilhões.
O levantamento mostra também que o Jeep Compass, líder de vendas entre os SUVs, rendeu R$ 4,6 bilhões aos cofres da Jeep. E logo atrás aparece o Corolla (que já foi líder em faturamento em 2015) com R$ 4,4 bilhões e 54.100 unidades emplacadas.
Faturamento por marca
Levando em consideração o acumulado do ano (janeiro a outubro de 2017), quem ocupa a liderança entre as marcas é a Chevrolet.
A Chevrolet continua como a marca automotiva mais rentável do país (Divulgação/Chevrolet)
A americana faturou 18,4 bilhões – valor 26,4% maior que o mesmo período do ano passado. Esse valor representa 15,4% de participação de mercado.
O valor médio de vendas dos modelos comercializados é R$ 57.500 – 7,3% maior que a média da Fiat (53.386), que segue em segundo lugar no ranking por faturamento. Ela vendeu R$ 12,8 bilhões – valor que representa 10,7% de participação.
Toyota, com R$ 12,7 bilhões e 10,6% de participação nas vendas segue em terceiro. E mais: sem o volume de vendas unitárias de General Motors e Fiat.