Os paulistas ganharam mais um motivo para comemorar e comprovar a boa administração de suas rodovias. As dez melhores estradas brasileiras estão em São Paulo, segundo a Confederação Nacional dos Transportes (CNT). O órgão divulgou na quarta-feira, 28, o resultado de sua tradicional pesquisa anual sobre a qualidade das rodovias do país, e apontou que as dez melhores são paulistas e fazem parte do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo. Além disso, das 16 rodovias classificadas como “ótimas”, 15 são paulistas e também fazem parte do Programa.

No topo do ranking da CNT está o Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto, concedido em junho deste ano, seguido da ligação São Paulo – Limeira (Rodovias dos Bandeirantes e Washington Luis) e do Sistema Anchieta – Imigrantes.

A 13ª edição da pesquisa avaliou o estado geral de conservação, as condições do pavimento, sinalização e geometria de 109 trechos rodoviários de todo o país, no total de 108 mil quilômetros. Todas as rodovias do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo de São Paulo incluídas na pesquisa foram avaliadas como “ótimas” ou “boas”, sendo que a classificação incluía ainda os itens “regular” e “ruim”.

Programa de Concessões Rodoviárias

O bom desempenho na pesquisa anual da Confederação Nacional dos Transportes é resultado do Programa de Concessões Rodoviárias. Só na 1ª Etapa, iniciada em 1998, foram investidos R$ 10,4 bilhões na ampliação, manutenção e operação dos 3,5 mil quilômetros de rodovias. Já a 2ª Etapa, iniciada este ano, garantiu investimento de R$ 7,5 bilhões.

Confira alguns números do Programa:

– 675 quilômetros de rodovias duplicados,
– 130 quilômetros de novas rodovias construídos,
– 5.054 quilômetros recapeados,
– 128 quilômetros de marginais feitos,
– 342 quilômetros de novas faixas adicionais,
– 566 dispositivos (pontes, viadutos e retornos) construídos, e
– 117 passarelas.

As principais obras executadas são: a segunda pista da Rodovia dos Imigrantes na Serra do Mar, o prolongamento da Rodovia dos Bandeirantes, entre Campinas e Cordeirópolis, e as marginais Leste e Oeste da Rodovia Castello Branco, na ligação São Paulo-Alphaville. Outras grandes obras estão previstas, como os prolongamentos do Anel Viário de Campinas até o Aeroporto de Viracopos e da Carvalho Pinto até Taubaté, as duplicações da Rodovia Raposo Tavares, no trecho de Maracaí à Presidente Epitácio, e da Rodovia do Açúcar, entre Salto e Rio das Pedras.

O Programa de Concessões Rodoviárias é gerenciado e fiscalizado pela ARTESP, Agência de Transporte do Estado de São Paulo.

Entre as 10 do Guia Quatro Rodas, 8 são paulistas

Neste ano, o bom resultado do Programa de Concessões foi comprovado também no Guia Quatro Rodas – Estradas 2010. Entre as dez rodovias apontadas pelo Guia como as melhores do país, oito estão em território paulista e são atendidas pelo Programa.