O índice de acidentes nas estradas paulistas caiu 31,2% neste feriado de Ano Novo em comparação ao feriado do ano anterior. O índice de acidente
s (IA) do último feriado foi de 0,52, contra 0,75 em 2008. O índice de vítimas fatais, nos 22 mil km de estradas estaduais, registrou uma diminuição de 1,85 para 1,09, de uma operação para outra, uma queda de 41,4%. O índice de vítimas feridas diminuiu de 35,02 para 30,61, de um ano para o outro, o que representa queda de 12,6%. Neste feriado, em números absolutos: foram 909 acidentes, 19 mortos e 536 feridos.
Para esclarecer melhor, o índice de acidentes (IA) não é o número absoluto de acidentes nas estradas. Ele é calculado levando-se em consideração, além dos dados quantitativos, a extensão das rodovias, o volume diário médio de veículos (VDM) nas estradas e o período analisado. Essa metodologia, que começou a ser discutida no Brasil na década de 1970, é necessária para que haja uma comparação tecnicamente correta, já que há vários fatores que determinam se o final de semana foi mais ou menos violento. No caso do feriado de Ano Novo, o índice é útil para que se possa fazer uma comparação entre 2008, quando o feriado foi na quinta, e 2009, quando o feriado foi na sexta.
Reforço nos recursos operacionais e fiscalização mais rigorosa
Várias medidas para manter as estradas seguras foram realizadas pelo DER, Polícia Rodoviária Estadual, Dersa e concessionárias no Ano Novo. O esforço mútuo do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Dersa Desenvolvimento Rodoviário, das concessionárias de estradas, que envolveu 2.200 profissionais, além de 4 mil homens do Policiamento Rodoviário, órgão especializado da Polícia Militar do Estado, foi primordial para o sucesso da Operação. O grupo teve ainda o apoio de outros órgãos da Polícia Militar, incluindo as unidades de policiamento de área da região de São José dos Campos e de Santos, os Comandos de Policiamento da Capital e Metropolitano, o 1º Batalhão de Polícia de Choque (ROTA – Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), o 2º Batalhão de Polícia de Choque e o Grupamento de Radiopatrulha Aérea, além dos batalhões que atuam nas cidades às margens das rodovias.
Em relação à fiscalização por parte dos policiais militares rodoviários nas estradas paulistas, houve intensificação no controle rígido de alcoolemia, de velocidade e na fiscalização de motocicletas, além de outros enfoques abrangidos durante a abordagem de veículos e motoristas. Foram lavradas 10.776 autuações por infrações de trânsito diversas em todo o Estado, sendo apreendidos 624 veículos, 200 carteiras de habilitação e 1.728 documentos de veículos por irregularidades. Quanto às questões de controle de alcoolemia, foram registrados 26 casos de embriaguez. Já no aspecto da prevenção e repressão criminal, foram apreendidos 3,8 quilos de cocaína e 50 quilos de maconha. Houve 17 flagrantes durante o feriado, sendo presas 25 pessoas, além de 6 procurados capturados. Quatorze veículos foram recuperados.
Histórico
Os primeiros estudos para uma metodologia que pudesse efetivamente comparar os resultados de acidentes, baseando-se em quilômetros rodados, veículos em trânsito e acidentes, começaram em 1940 nos Estados Unidos e Europa. Em 1956, os estados americanos de Dakota do Sul, Virgínia e Texas começaram a usar esse tipo de índice. Internacionalmente, o índice é conhecido como “Accident rate method”. Além dos Estados Unidos, outros países como Áustria, Dinamarca, França e Alemanha adotam índices semelhantes. No Brasil, a metodologia começou a ser discutida em 1974. Desde 2005, o Departamento de Estrada e Rodagem vem aprimorando o índice, inclusive com a ampliação e melhoramento dos equipamentos de contagem de veículos, possibilitando a divulgação precisa nos últimos anos.