Desde que entrou em operação no começo de maio de 2009 até ontem, a Unidade Básica de Atendimento (UBA) do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) já soma quase dez mil atendimentos feitos na região de Parapuã até Panorama. A UBA é um serviço terceirizado de socorro imediato ligado ao DER e pago pelo Estado, mas é gratuito aos usuários das rodovias.
Segundo dados divulgados na terça-feira, ao Jornal Regional, foram prestados 174 socorros em acidentes e atropelamentos; 2.991 serviços em casos de veículos com defeitos; 1.448 atendimentos por interferências na pista (cargas, animais, quedas de barreiras, incêndios, materiais diversos, caminhões tombados, cargas perigosas e outros); 2.999 ações por tipos de defeitos em veículos (elétrico, mecânico, pane seca, pneu furado e outros) e 1.722 serviços de guincho, totalizando 9.334 atendimentos de forma gratuita à população em prol da segurança dos usuários das rodovias na região.
A UBA trabalha 24 horas ininterruptas e presta, por mês, entre 800 a 900 serviços com uma equipe de 18 pessoas, duas viaturas pequenas, um caminhão, três guinchos e um automóvel, com bases em Dracena, Adamantina e Osvaldo Cruz.
O principal objetivo é retirar o veículo com problemas e desobstruir a pista, para que o tráfego flua sem problemas. Os serviços de forma gratuita podem ser solicitados pelo telefone 0800-0555510.