índice de acidentes nas estradas paulistas caiu 1% neste feriado de Páscoa em comparação ao feriado de 2009. O índice de acidentes (IA) do último feriado foi de 0,81, contra 0,82 em 2009. O índice de vítimas fatais, nos 22 mil km de estradas estaduais, registrou um aumento de 2,44 para 2,81 de uma operação para outra, aumento de 15,4%. O índice de vítimas feridas caiu de 51,11 para 42,89, de um período para o outro, queda de 16,1%. Neste feriado, em números absolutos: foram 1043 acidentes, 36 mortos e 549 feridos.
Para esclarecer melhor, o índice de acidentes (IA) não é o número absoluto de acidentes nas estradas. Ele é calculado levando-se em consideração, além dos dados quantitativos, a extensão das rodovias, o volume diário médio de veículos (VDM) nas estradas e o período analisado. Essa metodologia, que começou a ser discutida no Brasil na década de 1970, é necessária para que haja uma comparação tecnicamente correta, já que há vários fatores que determinam se o final de semana foi mais ou menos violento.
Reforço nos recursos operacionais e fiscalização mais rigorosa
Várias medidas para manter as estradas seguras foram realizadas pelo DER, Polícia Rodoviária Estadual, Dersa e concessionárias na Semana Santa. O esforço mútuo envolveu 2.200 profissionais, além de quatro mil homens do Policiamento Rodoviário, órgão especializado da Polícia Militar do Estado, foi primordial para o sucesso da Operação. Esses tiveram ainda o apoio de outros órgãos da Polícia Militar, incluindo as unidades de policiamento de área da região de São José dos Campos e de Santos, os Comandos de Policiamento da Capital e Metropolitano, o 1º Batalhão de Polícia de Choque (ROTA – Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), o 2º Batalhão de Polícia de Choque e o Grupamento de Radiopatrulha Aérea, além dos batalhões que atuam nas cidades às margens das rodovias.
Em relação à fiscalização por parte dos policiais militares rodoviários nas estradas paulistas, houve intensificação no controle rígido de alcoolemia, de velocidade e na fiscalização de motocicletas, além de outros enfoques abrangidos durante a abordagem de veículos e motoristas. Foram lavradas 11.895 autuações por infrações de trânsito diversas em todo o Estado, sendo apreendidos 506 veículos, 230 carteiras de habilitação e 1.378 documentos de veículos por irregularidades. Quanto às questões de controle de alcoolemia, foram registrados 47 casos de embriaguez. Já no aspecto da prevenção e repressão criminal, 21 criminosos foram presos em flagrante, 10 procurados foram capturados, 12 veículos foram recuperados, 6 armas aprendidas e 40 kg de drogas apreendidas, a maioria, maconha.
Histórico
Os primeiros estudos para uma metodologia que pudesse efetivamente comparar os resultados de acidentes, baseando-se em quilômetros rodados, veículos em trânsito e acidentes, começaram em 1940 nos Estados Unidos e Europa. Em 1956, os estados americanos de Dakota do Sul, Virgínia e Texas começaram a usar esse tipo de índice. Internacionalmente, o índice é conhecido como “Accident rate method”. Além dos Estados Unidos, outros países como Áustria, Dinamarca, França e Alemanha adotam índices semelhantes. No Brasil, a metodologia começou a ser discutida em 1974. Desde 2005, o Departamento de Estrada e Rodagem vem aprimorando o índice, inclusive com a ampliação e melhoramento dos equipamentos de contagem de veículos, possibilitando a divulgação precisa nos últimos anos.