Se os times classificados para a segunda fase do Paulistão Chevrolet 2012 foram definidos já na 17ª rodada da competição, os confrontos foram conhecidos após o encerramento desta, no último domingo. 

Dessa forma, a disputa ficou restrita à classificação dentro do G8, de modo que a posição entre os quatro primeiros garantisse às equipes nesta condição o direito de jogar diante da sua torcida nas quartas de final. 

A rodada começou com o São Paulo líder, vindo de nove vitórias seguidas e a uma de garantir a primeira posição. 

Como perdeu para o Linense e seu oponente na luta pela liderança, o Corinthians, venceu a Ponte Preta em Campinas, por 2 a 1, o time do Parque São Jorge terminou na ponta do torneio e enfrenta a própria Ponte Preta, que ficou em oitavo.

O São Paulo, por sua vez, tem o Bragantino pela frente. O time de Bragança Paulista entrou na rodada na sétima colocação, que manteve ao perder para o Paulista em Jundiaí. Durante a fase classificatória, os times realizaram, em Bragança Paulista, uma partida repleta de reviravoltas no placar e que acabou 3 a 3.

Na terceira colocação ficou o Santos, que venceu o Catanduvense por 5 a 0 na última rodada, tem como adversário o Mogi Mirim. O time passou o campeonato dentro da zona de classificação e chegou a figurar entre os quatro primeiros, condição pela qual lutou até a última rodada, mas o empate em casa por 2 a 2 com o XV de Piracicaba fez com que o time terminasse no sexto posto.

O confronto que fecha as quartas de final tem frente a frente o Guarani, quarto colocado, contra o Palmeiras, o quinto. O Palmeiras, aliás, manteve-se invicto até a 15ª rodada, quando perdeu o dérbi para o Corinthians. Então líder, o time do Parque Antártica perdeu outras duas vezes, uma delas contra o próprio Guarani, por 3 a 1, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, e acabou fora do grupo dos quatro primeiros colocados.