‘
Um incêndio de grandes proporções registrado nesta quarta-feira (13) destruiu cerca de 35 mil metros quadrados de vegetação e de uma plantação de bambu às margens da Rodovia Prefeito Homero Severo Lins (SP-284), em Martinópolis. O fato também causou congestionamento de veículos. Foram utilizados aproximadamente 60 mil litros de água durante seis horas de trabalho, conforme o Corpo de Bombeiros e a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (Comdec).
Equipes chegaram ao local por volta das 12h e, em princípio, se tratava de um incêndio de pequena proporção. Entretanto, quando as chamas atingiram um bambuzal, a plantação caiu sobre a pista e fez com que o fogo atingisse a outra margem da rodovia. A situação ainda causou, por cerca de 40 minutos, um congestionamento de veículos com aproximadamente quatro quilômetros de extensão.
Uma retroescavadeira da Prefeitura Municipal foi disponibilizada para a retirada da plantação que fechava a pista e possibilitou a fluidez do trânsito. Porém, houve a necessidade de algumas paralisações devido à intensidade da fumaça, segundo o Corpo de Bombeiros, com o intuito de evitar acidentes.
O trabalho de combate ao incêndio mobilizou equipes por cerca de seis horas. A demora nos serviços, de acordo com o Corpo de Bombeiros, ocorreu porque havia a extinção do fogo em algumas partes, mas com o vento, as chamas reacendiam e era necessário retornar a determinado ponto.
Ainda não se sabe o que causou o incêndio, mas o subtenente do Corpo de Bombeiros, Marcos Bratifish, comentou que isto será investigado.
Entretanto, há algumas possibilidades do que pode ter ocorrido. Uma delas é a bituca de cigarro, que se jogada acesa do veículo, em contato com o vento e a velocidade, tem a fagulha aumentada. Com isso, ao atingir a vegetação seca – e com o tempo quente – dá início ao incêndio. Outro fator é o criminoso, já que há pessoas que propositalmente colocam fogo às margens da pista.
‘