A erosão formada pelas chuvas dos últimos dias, na rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), em Tupi Paulista, próxima ao local onde a pista foi cortada com as fortes chuvas em maio, será reparada, informou ontem, 13, o Departamento de Estradas e Rodagens (DER).

Fotos postadas na rede social mostram uma erosão que começa a se formar na margem da pista após a defensa metálica da pista. Segundo o DER, o buraco está a cerca de 50 metros da galeria que foi rompida com as chuvas em maio. Na época devido a vazão do córrego que passa no local ter aumentado muito por causa das fortes chuvas e destruiram a galeria pluvial.

Uma nova galeria com dimensões maiores foi construída pelo DER para suportar o aumento do volume de água do córrego em dias de temporais. A reforma no trecho custou R$ 1,4 milhão pelo Governo do Estado.

Ainda de acordo com informações do DER, o que ocorreu no local não é grave. “Houve plantio de grama para conter a água da chuva que vem pela pista eevitar as erosões nas margens da rodovia, mas não houve tempo para a grama crescer, o que ocasionou o buraco, o trabalho ali é jogar terra e compactar de novo”, explica um funcionário do DER.

Outra medida que o DER deverá realizar no local, conforme o funcionário é construir um sistema de concreto para vazão da das chuvas e evitar que isso volte a ocorrer. O Departamento informou que foram registradas fotos do local, encaminhadas para o DER de Presidente Prudente e estão sendo aguardados maquinários para realizar os serviços.

Outras erosões nas margens das pistas provocadas pelas chuvas também estão sendo reparadas, acrescenta o órgão.