Os veículos que transitam pela Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), em Dracena, principalmente os caminhões de cargas, não são mais obrigados a parar na balança fixa do Departamento de Estradas e Rodagens (DER). Desde setembro a balança deixou de operar, em virtude do término de contrato entre a empresa que desenvolvia os trabalhos e o órgão do Estado.
Na época, o DER informou que os serviços foram encerrados no dia 15 de setembro de 2017 e que ocorreria novo processo licitatório para contratação de nova empresa. No entanto, o DER aguardava um parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para dar continuidade ao certame, após um dos participantes entrar com representação contra o edital.
Em nota enviada por e-mail ao Jornal Regional, na manhã de ontem, 15, o DER informou que “foi publicado no dia 30 de janeiro no Diário Oficial do Estado, a classificação das empresas que participam do processo licitatório para operação dos postos de pesagem fixos (balanças) e que a partir de agora, o processo segue em análise. Após esse período será publicado no DOE, a homologação da vencedora e posteriormente a assinatura do contrato”, conclui.
Questionada sobre a previsão da possível reativação dos serviços da balança fixa do DER em Dracena e dos valores do contrato da nova empresa, o órgão estadual não se manifestou a respeito.
Trinta e dois funcionários da cidade e região foram demitidos, após o fechamento da balança.
UBA–Atualmente, o local onde funcionava a balança tornou-se ponto de apoio da Unidade Básica de Atendimento (UBA) do DER, que tem como objetivo socorrer os motoristas em situações de emergência e também vistoriar as condições da malha viária da Alta Paulista.
A UBA de Dracena possui dois guinchos leves, um guincho pesado e dois veículos Gol para dar apoio aos condutores, passageiros e também são utilizados para inspecionar a malha viária da região, assim como placas que estejam danificadas. Outro motivo das viaturas da UBA ficarem estacionados no ponto da balança é a preservação do patrimônio público que pertence ao Governo do Estado e ainda permanece no local.
SERVIÇO – A UBA funciona 24 horas por dia e os serviços são gratuitos. Os telefones de contato para quem estiver nas estradas da região e necessitar do socorro urgente são (18) 3222-2000, 1231, 1268 e o 0800-055510.