A equipe do Projeto Município Verde Azul, da secretaria do Meio Ambiente, finalizou as avaliações dos planos de ações municipais de preservação à natureza. Mais de 100 municípios receberão este ano com o certificado Verde Azul. Isso significa que mais de 15% das cidades do Estado alcançou média acima de 80 – em uma avaliação que varia de zero a 100 – e serão reconhecidas pelo exemplo ambiental. O certificado de Município Verde Azul garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos junto ao governo do Estado. O anúncio do ranking ambiental dos municípios acontecerá nesta terça-feira, 1º de dezembro, no Anhembi, e contará com a presença dos prefeitos das 570 cidades avaliadas no Projeto.
Além do ranking, este ano três cidades receberão prêmios extras nas categorias de melhor infraestrutura de ciclovias, melhor programa de coleta seletiva e melhor programa de recuperação de nascentes. Uma empresa e um cidadão também serão premiados por iniciativas em benefício ao meio ambiente local.
As premiações do ano anterior estão mantidas: o Prêmio Franco Montoro, para os 22 municípios melhores colocados em sua Bacia Hidrográfica e a premiação aos interlocutores municipais mais ativos no Projeto.
Sobre o projeto
Lançado em junho de 2007, o Projeto Município Verde Azul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, considerando que a base da sociedade está nos municípios. Em 2009, os 645 municípios do Estado de São Paulo aceitaram o desafio aderindo ao Projeto. Destes, 570 conseguiram preencher todo o Plano de Ação, tornando-se aptos à avaliação e à nota ambiental, que pode variar de zero a 100. As localidades que obtiverem nota acima de 80 vão receber o certificado de Município Verde Azul. Os municípios com melhor avaliação terão prioridade na obtenção de recursos junto ao Governo de São Paulo.
Para saber mais sobre este projeto, acesse o site http://www.ambiente.sp.gov.br/municipioverdeazul/