Na manhã de quinta-feira (16), membros da Comissão Especial Municipal, formada a partir da resolução de autoria do vereador Francisco Rossi para divulgar a resolução n.º 257, do Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama, que trata dos impactos ambientais causados pelo descarte inadequado de pilhas e baterias, se reuniram com a interlocutora do Município Verde Azul, Mariana Machado para tratar do mutirão do lixo eletrônico, que será realizado na cidade.

A campanha promovida pela Prefeitura por meio da secretaria municipal de Agricultura com o apoio da Comissão será realizada de hoje (20) até sábado (25).

Materiais, como pilhas, baterias, aparelhos de TV, monitores, computadores, usados entre outros equipamentos poderão ser descartados nos postos de coleta dispostos nos seguintes locais: Prefeitura, Posto de Saúde Central, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, Casa da Agricultura, Capela Santo Antônio (bairro Emílio Zanatta), Emefi Guilherme Tamerik, Colégio Objetivo, Fundec e Troyano São Francisco, nos horários habituais de funcionamento de cada estabelecimento.

O descarte de pilhas, baterias e outros equipamentos eletro-eletrônicos usados no lixo comum é uma prática que ocasiona prejuízos ao meio ambiente, uma vez que estes materiais contêm metais, como chumbo presente nos computadores, televisores e celulares, que podem causar danos aos sistemas nervosos e sanguíneos; mercúrio presente nos computadores, monitores e TV de tela plana que causam danos cerebrais e ao fígado; além de outras substâncias (cádmio, arsênico, belírio). Tais substâncias tóxicas se absorvidas pelo solo chegam aos lençóis freáticos e rios. Mesmo com a fervura e filtragem, não são eliminadas da água.

A Comissão Especial Municipal é composta por representantes de segmentos da sociedade. Estavam presentes: Gisele Montroni, do colégio Objetivo, Luiz Carlos Rizzi, da Casa da Agricultura, Eli Aparecida Camargo da Silva, da secretaria municipal de Educação e Aparecida Souza Alves, da Câmara Municipal. Além de divulgar a resolução nº 257 do Conama, a Comissão desenvolve um trabalho de esclarecimento e motivação sobre a necessidade da coleta.