Equi pe da Polícia Militar Ambiental do 2º Pelotão – Dracena recebeu solicitação do Copom de Presidente Prudente de que na Fazenda Salvador Batista, bairro rural no município de Flora Rica, houve a queima da palha da cana-de-açúcar, onde um tamanduá bandeira havia sido atingido pelas chamas. De acordo com o Decreto Estadual nº 56.031/2010 – anexo I, o tamanduá bandeira é espécie ameaçada de extinção.

De imediato uma patrulha composta pelo soldado PM Tanganini e o soldado PM Lecca deslocou-se até o local, resgatando o animal e constatando que o mesmo estava gravemente ferido.

Foi feito contato com a Associação Protetora de Animais Silvestres (APASS) na cidade de Assis, que tem por finalidade prestar auxílio às entidades que se dediquem à pesquisa, fiscalização e preservação das espécies animais e vegetais silvestres, e o animal foi levado sendo recebido por Aguinaldo Marinho de Godoy (responsável pela associação).

O médico veterinário Danilo Peiti prestou os primeiros cuidados ao animal, que foi alimentado e medicado. Ele será acompanhado por profissionais e quando estiver em condições, será solto em seu habitat.