O município de Dracena entregou a documentação do Projeto Município Verde Azul e agora aguarda o resultado do ranking juntamente com mais de 500 municípios. A avaliação leva em conta o cumprimento de mais de 10 diretrizes ambientais, como: esgoto tratado, lixo mínimo, mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho do meio ambiente. Cada uma das diretrizes recebe nota de 0 a 10.
Os municípios que cumprirem as metas ambientais, somando a partir de 80 pontos recebem certificado chamado selo verde, entregue pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente. Este certificado concede, entre outros benefícios, prioridade na obtenção de recursos do Estado.
Para o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Eduardo Basso, o município desenvolveu um bom trabalho na esfera ambiental este ano e a expectativa, agora, é a melhora da nota. Dois importantes avanços das diretrizes foram em relação ao esgoto tratado e ao lixo mínimo. A interlocutora do Município Verde Azul na cidade é Mariana Machado.
O resultado do ranking ambiental dos municípios deve sair em dezembro.