Ontem (19), a assessoria de imprensa da Usina Caeté – unidade de Paulicéia entrou em contato com o Jornal Regional para falar sobre os incêndios, que ocorreram na região esta semana, e indicou o gerente geral da Usina Caetê, José Newton Vieira, para a entrevista.
O gerente geral contou que desde segunda-feira já foram oito incêndios em áreas arrendadas pela Usina nos municípios de Panorama, Paulicéia, Santa Mercedes, Monte Castelo e Nova Guataporanga.
“Os incêndios são simultâneos e começam nas propriedades e não do lado da pista, por isso suspeitamos que sejam incêndios criminosos e, que apenas dois sejam acidentais”, afirmou.
José Newton comentou que enquanto estavam combatendo o fogo no canavial em Monte Castelo, foram informados de incêndio em Terra Nova d’ Oeste e, em seguida, na entrada de Santa Mercedes. “Temos uma brigada de 15 caminhões-pipa com reservatório para 15 mil litros de água e mesmo com a ajuda de outros caminhões das usinas da região não estamos dando conta”, disse.
Ainda de acordo com o gerente não é possível avaliar o prejuízo nem estimar a área afetada.
“O prejuízo foi grande. O fogo atingiu tanto a parte que seria colhida em novembro quanto a que já foi colhida, então vou ter que colher agora. Além das plantações, duas máquinas colheitadeiras no valor de R$ 900 mil cada foram queimadas”, descreveu. Ele lembrou que o fogo também atinge os vizinhos destruindo cercas e pastagens.
No grupo Carlos Lyra há 32 anos, José Newton relatou que nunca enfrentou uma situação como esta. “Nunca vi dois incêndios ao mesmo tempo. Estamos contratando uma equipe de investigação e vamos procurar os responsáveis. Não merecemos o que está acontecendo”, desabafou.