A Emdaep (Empresa Municipal de Desenvolvimento, Água, Esgoto e Pavimentação) inaugurou o lavador de veículos automotivos com captação de água da chuva e separação de água e óleo, na quinta-feira (22), Dia Mundial da Água, no barracão do setor de pavimentação na avenida Alcides Chacon Couto em frente ao recinto da Fapidra.
O presidente Vanderlei Biazini explicou que a água da chuva que escoa pelos telhados do barracão das bombas e barracão de frotas será armazenada numa cisterna com capacidade de 5 mil litros e será aproveitada para lavar a frota da empresa, que antes era lavada de mangueira e com água potável. São aproximadamente 25 a 30 veículos, entre caminhões, máquinas pesadas e automóveis.
“A estimativa é que a água seja consumida em até 30 dias, uma vez que a frota é lavada a cada 15, 20 dias. É uma forma que encontramos de dar o exemplo, o consumo é pequeno, mas a ideia é futuramente expandir, utilizando a mesma estrutura para lavar ruas, praças e gramados, para isso é necessária a aquisição de outro caminhão-tanque”, disse.
De acordo com Vanderlei, o reaproveitamento de 5 mil litros de água é o equivalente ao consumo diário de um bairro como o Iandara. Ele destacou que o sistema de captação pode ser feito em qualquer construção. “É bem simples, pode ser feito em empresas e residências. Estamos à disposição para atender quem quiser conhecê-lo”, afirmou.
Além da lavagem, a água utilizada é separada do óleo, que fica retido numa caixa e, consequentemente, não irá para a rede de esgoto. O aparelho também é engraxador automotivo e aspirador de pó. Ainda segundo Vanderlei, o investimento foi de R$ 22 mil, sem incluir a mão de obra, uma vez que os próprios funcionários da empresa trabalharam no projeto.
A inauguração contou com a presença de autoridades, como o prefeito Célio Rejani, vereadores, funcionários da Emdaep entre outros.