A proliferação de pernilongos aumentou nos últimos dois meses, por causa do período prolongado sem chuva, com isso, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente tomou a iniciativa de firmar parceria com a empresa de dedetização A. F. B. B (empresa credenciada e autorizada pela Anvisa) para combater as larvas e matrizes de pernilongos.
De acordo com o secretário Eduardo Basso, um trator com uma máquina de compressão há mais de um mês vem aplicando o veneno dentro dos bueiros em toda a cidade, mesmo com a parceria a Prefeitura continuará com esses trabalhos. “A iniciativa é ajudar nos trabalhos e erradicar o quanto antes esses insetos”.
A empresa A. F. B. B realizará a dedetização semanalmente em cada setor da cidade, expedirá laudos técnicos oficiais que deverão ser assinados sempre por algum morador nas proximidades onde ocorrerá o serviço. Durante o período da manhã de segunda e terça-feira, haverá mapeamento na zona norte e sul do município e de quarta e quinta-feira, será na zona leste e oeste. Além de tratamento em mananciais e galerias, segundo as informações da técnica responsável pela dedetização, Bárbara Santana Lallo.
Para não afetar o meio ambiente, as galerias e nascentes estão recebendo produtos biológicos, enquanto que nas bocas de lobo são utilizadas inseticidas.
A orientação é que os moradores devem tomar alguns cuidados, como evitar deixar água parada e fechar portas e janelas das residências das 18h às 20h (horário em que os pernilongos – fêmeas – procuram se alimentar para as desovas).
Um dos motivos para o aparecimento dos pernilongos segundo a Secretaria é que no município existem oito nascentes de águas fluviais, lugar ideal para a proliferação do pernilongo.