As mulheres vêm conquistando cada vez mais espaço no tatame e a procura pela modalidade tem aumentado fortemente, por ser uma arte marcial onde uma pessoa mais fraca pode ponderar sobre outra mais forte sem o uso extremo de força.
O Jiu jitsu consiste em alavancas nas articulações, estrangulamentos, imobilizações, torções, rolamentos e outros. Por ter grande exigência anaeróbia e ser muito isométrico o jiu-jitsu faz com que a mulher desenvolva toda sua força, estudos mostram que mulheres que praticam esportes podem chegar a ter a força aumentada em até quatro vezes, aumentando inclusive a massa muscular o que diminui a possibilidade de ocorrência de celulite, estrias, gordura localizada, varizes, qualidade de sono e de vida.
Sem esquecer que faz bem ao coração por ter o aeróbico muito exigido aumenta muito à capacidade cardiorrespiratória melhorando a disposição e queimando as gordurinhas indesejáveis. Na parte de a mulher já tem maior facilidade de adquirir facilidade e no jiu-jitsu é a parte mais trabalhada, a parte de luta por si só é um verdadeiro exercício de alongamento.
A arte suave, como defesa pessoal também é muito interessante para as mulheres, elas aprendem a se defender de golpes traumáticos como socos, chutes, ataque com facas e, também contra gravatas, estrangulamentos e imobilizações diversas, podendo ficar mais segura com a relação à violência urbana e doméstica.
Segundo o professor de Dracena Marcos Hashimoto, o gasto calórico por aula pode variar de 500 a 750 calorias em aulas de nível básico e nos treinos avançados pode dobrar, chegando a 1500 calorias.
A equipe do professor dracenense conta com atletas de alto nível. Algumas alunas são destaques nos campeonatos, Franciele Pereira de Irapuru é medalhista de campeonatos como São Paulo Open, Copa Conde Koma dentre outros, Livian Zimiani de apenas 11 anos, já conquistou Ouro no São Paulo Open, outra atleta que também é destaque é Flavia Jodas, que já foi consagrada vice-campeã mundial de Jiu Jitsu.
A equipe treinada por Marcos é composta por Flávia Jodas, Franciele Pereira, Ana Beatriz Caramel, Maria Paula Dias, Tainá Boian, Livian Zimiani, Patricia Castro, Bianca Custódio, Micaela Vitória, Alexia Cavalari e Joyce Mila.