Desde o ano passado, Dracena registra proliferação de pernilongos em todos os bairros da cidade. A propagação dos insetos torna-se mais acentuada em período de estiagem e, com isso, crianças, jovens e adultos sofrem principalmente à noite com as picadas.
Para amenizar o problema, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente começou no último dia 13, a aplicar venenos em bocas de lobo e nas nascentes do município. O problema é que com a chegada das chuvas desde a madrugada de segunda-feira (27), a aplicação teve que ser interrompida para não perder o produto. A estimativa é de que caso pare de chover até o final desta semana, os trabalhos retornem já na próxima segunda-feira (3), segundo informações do secretário da pasta, Antenor José de Oliveira Filho.
O secretário pontua que um trator com uma máquina de compressão aplica o veneno misturado com óleo diesel, a previsão é que isso ocorra em todos os bueiros da cidade. “Misturamos em um tanque 200 litros de óleo com um litro de veneno que é espirrado dentro do bueiro e gruda na parede dos tubos”, diz Antenor.
Para não afetar o meio ambiente, o veneno mais fraco está sendo aplicado nos mananciais para exterminar somente as larvas.
Antenor pede aos moradores para tomar alguns cuidados e pontua que nesta época, assim como nos outros anos, são comuns os pernilongos se multiplicarem, já que no município existem oito nascentes, lugares considerados ideais para a proliferação do inseto. “Por isso pedimos o mesmo cuidado que se tem para evitar o mosquito da dengue, como por exemplo, não jogar lixo em terreno baldio, manter os quintais limpos e evitar sempre água parada”, enfatiza.
ORIENTAÇÃO – Para combater esses pequenos invasores, a dica é evitar que o inseto entre nas casas, isso pode ser feito mediante a colocação de telas em portas e janelas. Alguns cheiros espantam os insetos, que são muito sensíveis a odores. Um repelente natural de grande potência é a planta citronela, o seu óleo é utilizado para repelir mosquitos. Para aqueles que não têm a citronela, o ideal é também passar inseticidas nas plantas e flores das residências e, fechar portas e janelas das residências das 18h às 20h (horário em que os pernilongos – fêmeas – procuram se alimentar para as desovas).