Algumas ruas e avenidas de Dracena estão floridas há alguns dias e os responsáveis em enfeitar a cidade são os ipês coloridos. É difícil não notar essas árvores quando estão floridas e se encantar pela beleza que preenchem a paisagem, principalmente, quando as folhas caem no chão e se formam verdadeiros tapetes naturais.
A florada das dezenas de árvores de ipês indica que a estação da primavera está muito próxima – 22 de setembro. Quem circula próximo aos lugares que têm esse tipo de árvore são presenteados com a cena que parece de filmes, porque os coloridos dos ipês se destacam na paisagem e dão um verdadeiro show de exuberância da natureza.
Considerada uma das mais belas árvores nativas, o ipê começa a florescer nesta época do ano. A estação entre inverno e primavera é propícia para o aparecimento das flores, seja amarela, roxa, branca.
Os ipês florescem durante os meses de agosto e setembro, geralmente com a planta totalmente despida da folhagem. Os frutos amadurecem a partir de setembro a meados de outubro. Sua altura pode medir de quatro a dez metros, com tronco de 30 a 40 centímetros de diâmetro. Espalhados por todas as regiões da cidade, os ipês urbanos têm em média 30 anos de idade.
O ipê pertencente à família das bignoniáceas. A árvore é do gênero tabebuia.
De origem tupi-guarani, a palavra ipê significa pau ou madeira que flutua, e era denominada pelos índios como caxeta.