Está em funcionamento no recinto da Fapidra, vários locais para a população depositar corretamente o lixo que não seja orgânico, nem doméstico em geral. Os postos de coletas, chamados de ecopontos ou pontos verdes, ficam à disposição dos moradores.
A iniciativa, além de facilitar à população, vai de encontro ao programa de coleta seletiva de lixo, da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente. A Prefeitura recolhe o material depositado nos ecopontos e encaminham para os locais adequados, como nos barracões construídos no aterro sanitário, no bairro Iandara.
Segundo o secretário da pasta, Antenor José de Oliveira Filho, funcionavam na Fapidra os depósitos do lixo eletrônico, pneus usados e desde sexta-feira, 17, começou a funcionar o ecoponto para o lixo reciclável. Há ainda, os pontos verdes para depósito de galhos, folhas e entulhos da construção civil.
No caso dos pneus usados, um acordo com a Secretaria, estabeleceu que as borracharias da cidade encaminhassem todas as sextas-feiras, os pneus inutilizados ao depósito na Fapidra.
“O objetivo é a preservação da meio ambiente, prevenir contra doenças como a dengue e conscientizar a população da importância de descartar corretamente o lixo”, afirma o secretário.