A forte chuva que caiu em Dracena e região na tarde e noite dessa terça-feira, 2, causou estragos nas estradas rurais e alagou vários pontos da cidade. Um dos locais atingidos é no bairro Palmeirinha, divisa com Tupi Paulista, onde a estrada se rompeu com a força das enxurradas e impediu o tráfego no local.
Levantamento da Coordenadoria de Assistência Técnica e Integral (Cati) de Dracena, aponta que a quantidade de chuvas na terça-feira, 2, chegou a 80 milímetros e no último dia 31, o índice foi de 49 milímetros.
As medições na Cati são realizadas por volta das 7h30, na sede da Coordenadoria, no centro de Dracena, por isso o volume de chuvas do dia 31 está inserido no balanço do mês de dezembro, o que totaliza nos primeiros dias do mês, 129 milímetros.
A Cati informa, ainda, que a quantidade de chuvas foi boa para a agricultura, pecuária e fruticultura na região.
Na estação meteorológica do campus da Unesp de Dracena, onde a medição é feita em área aberta, o índice de chuvas na terça-feira foi de 75,8 milímetros.
ESTRAGOS – Segundo o secretário municipal de Obras, Aparecido Celestino, as enxurradas danificaram várias estradas rurais. “Dracena possui 550 quilômetros de estradas na zona rural, estamos trabalhando para atender o máximo possível”, explica.
Entre os locais mais atingidos, Celestino aponta a estrada do bairro Palmeirinha, na divisa de Dracena com Tupi Paulista. Conforme o secretário, no trecho de Tupi Paulista onde a estrada foi regularizada pelo Programa Melhor Caminho, do Governo do Estado, com curvas de nível e aplicação de cascalho, a força da enxurrada abriu uma enorme cratera, impossibilitando o tráfego de veículos.
O trecho da estrada no município de Dracena, segundo Celestino é pavimentado, o que conteve a enxurrada, evitando danos. Antes do local danificado pela chuva, há uma ponte de madeira que também está em condições precárias, aumentando o risco de acidentes.
Cavaletes que sinalizavam os riscos de acidentes ficaram caídos no buraco que se formou na estrada. Novos cavaletes foram colocados pela Secretaria de Obras de Dracena interditando o tráfego no local. Mesmo assim, uma motociclista arriscou a fazer o percurso no momento que a reportagem estava no local.
Outro trecho que sofreu danos com as chuvas, segundo o secretário, é na estrada municipal de acesso à Pousada Bom Samaritano. “Um caminhão que provavelmente estava fugindo da balança do DER (na SP-294) pela estrada para utilizar a estrada municipal de Dracena a Junqueirópolis, danificou uma ponte e estamos trabalhando no local”, explicou o secretário ontem, 3, à tarde.
Na zona urbana, a chuva inundou uma das salas do Centro de Saúde Takashi Enokibara (Postão), obrigando a suspender os atendimentos no momento e na esquina da rua Três Poderes, próximo ao Centro Olímpico, um grande buraco se formou no asfalto, exigindo cuidados de condutores de carros, motos e pedestres.