Os dracenenses já notaram a temperatura mais amena na cidade, no período da noite e manhã. A mudança climática ocorre em todo o Estado.
Quem precisou sair de casa na manhã de domingo, 26, teve que tirar o agasalho do guarda-roupa. O mesmo ocorreu na manhã de ontem, 27, quando as crianças que acordam cedo para ir à escola, tiveram que estar bem agasalhadas para enfrentar a temperatura um pouco menor.
Segundo a estação climatológica da Unesp de Dracena, a temperatura que estava alta nos últimos dias, acima dos 34°C, caiu no início da semana. No domingo a máxima chegou a 29,3°C, às 15h30 e mínima de 16,6°C, às 7 horas, a mais baixa deste ano.
O site Climatempo explica que uma massa de ar seco de origem polar (a mesma que passou pelo Sul do Brasil) entrou no Sudeste na madrugada desse domingo e diminuiu as temperaturas em várias áreas da região.
O estado de São Paulo foi o que mais sentiu a entrada desse ar polar. Muitas cidades amanheceram com temperatura abaixo de 15ºC, ontem, principalmente pelo interior. Ribeirão Preto e Bauru tiveram mínima de 14ºC na região dos aeroportos.
Em Itapira, perto do Sul de Minas, o INMET chegou a registrar 12ºC. Campos do Jordão teve mínima de 10,4ºC. Na capital paulista o dia amanheceu com 16ºC na região do aeroporto de Congonhas.
Sem registrar chuvas significativas este mês, com apenas 35,4mm, abril deverá terminar sem registro de chuvas em Dracena, porque não há possibilidades de chuvas nos próximos dias.
A temperatura máxima desta semana deverá ser hoje, 28, com 32°C.
A umidade relativa do ar era de 63%, por volta das 10h30 de ontem. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera como ideal a umidade do ar acima de 60%.