Após o final de semana muito quente, se prepare para enfrentar mais uma semana de intenso calor, com temperaturas passando dos 40°C. No calendário climático, o inverno chega ao fim hoje, 22, dando lugar amanhã, 23, a primavera.
Cada vez mais incomum para muitas regiões brasileiras, neste 2015, praticamente não fez frio algum. Comerciantes do ramo de confecções tiveram que liquidar as roupas durante a estação, o que raramente ocorre até mesmo nos centro maiores.
Oficialmente o verão brasileiro só começará no dia 22 de dezembro, porém os que gostam do calor para curtir as piscinas, rios e porque não as praias já é hora de aproveitar, não se esquecendo de cuidados básicos, como o uso do protetor solar.
A estação climatológica da Unesp de Dracena apontava ontem, 21, índice ultravioleta (UV) na cidade de 10.2 considerado muito alto. O índice UV mede o nível de radiação solar na superfície da Terra. Quanto mais alto, maior o risco de danos à pele e de aparecimento de câncer. Não há cálculo do índice ultravioleta após o pôr-do-sol.
Ainda segunda a estação, a máxima ontem por volta das 15h, era de 37°C; no domingo era de 38,7°C. A mínima de segunda se deu às 6h23, de 21.4°C e no domingo às 3h30, era de 19.3°C.
Hoje o site do Climatempo informa previsão de máxima de 39°C, mínima 24°C; amanhã, 23, máxima 40°C, mínima de 24°C; na quinta, 24, 41°C e 25°C (com precipitação de 2 mm de chuva); na sexta, 25, 42°C e 26°C (com previsão da mesma quantidade de chuva); no sábado, 26, 38°C e 24°C de mínima (6 mm de precipitação de chuva) e no domingo, 27, com máxima de 36°C e mínima de 26°C (12 mm de chuva).
COMO SE PROTEGER
◊ roupas e chapéus – prefira os de tecido sintético. Uma blusa de algodão branca, por exemplo, deixa passar 20% da radiação ultravioleta. Se possível, invista em viseiras e camisetas de tecidos tratados contra os raios, que chegam a oferecer mais de 90% de proteção
◊ óculos escuros – devem sempre ter lentes que protejam os olhos dos raios ultravioleta. Peça para a ótica o certificado e nunca compre óculos de sol em camelôs
◊ Protetor solar – observe se o filtro tem proteção contra os raios UVA e, principalmente, UVB. O fator depende do tipo de pele: quanto mais claro for, maior ele deve ser. No geral, recomenda-se fator 30. Lembre-se de aplicar o filtro em grande quantidade (o recomendável são 30 g para uma pessoa de 70 kg) e de reaplicá-lo, principalmente após entrar na água ou suar