O feriado prolongado do dia de Finados deverá ser de tempo chuvoso em Dracena e na maioria das cidades vizinhas. Segundo o site Climatempo, há previsão de pancadas isoladas e as temperaturas permanecerão estáveis, com máximas variando entre 30°C a 36°C, e as mínimas entre 19°C a 21°C.
Meteorologistas apontam chuvas entre hoje, 30, até a próxima terça-feira, 3. A incidência de raios deverá ser mais forte nesta sexta e no feriado da próxima segunda-feira.
De acordo com a estação climatológica da Unesp de Dracena, a temperatura máxima ontem, 29, chegou a 32,2°C. Já a mínima também era alta, 21,3°C, registrado às 6h22. A última chuva na cidade ocorreu na segunda-feira, 26, com 17.4 milímetros. A chuva que começou no final da tarde veio acompanhada de fortes rajadas de vento que chegaram a 12.5 km/h, a maior neste mês.
RAIOS – Desde setembro o volume de chuvas na região vem aumentando, no entanto, este mês foi possível observar uma maior incidência de raios durante os temporais.
Com o calor e aumento da umidade no ar, as grandes nuvens cumulonimbus já estão se formando com maior frequência sobre o País. É hora de ter atenção redobrada com as descargas elétricas que acompanham as tempestades dos dias quentes e úmidos. O Brasil é o mais atingido do mundo por raios.
Dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) estima que aproximadamente 60 milhões de raios atinjam o solo brasileiro por ano, ou, cerca de dois raios por segundo. Em uma década, de 2000 a 2010, morreram em média 129 pessoas por ano. A maioria na zona rural, na sequência na zona urbana e litoral.
A real chance de uma pessoa ser atingida diretamente por um raio é muito baixa, sendo em média menor do que 1 para 1 milhão. Porém, esse número pode aumentar mil vezes se estiver numa área descampada. São os efeitos indiretos de uma descarga elétrica que trazem risco. Um raio pode causar incêndio, queda de energia elétrica e pode matar. (Com informações do Climatempo)