Quem saiu de casa ontem, 11, teve que levar o guarda-chuva para se proteger do tempo que ficou instável na maior parte do dia. O sol não apareceu e as nuvens ficaram encobertas. Até o fechamento desta matéria às 17 horas, somente nesta segunda-feira, foram registrados 31,6 milímetros, segundo dados da estação climatológica da Unesp de Dracena.
Chuvas generalizadas vêm ocorrendo com grande intensidade em grande parte do Estado, desde o último sábado, 9. Com isso, em Dracena, a temperatura máxima não tem ultrapassado os 30°C. O mês de janeiro registra chuvas significativas neste início de ano, até o momento já foram acumulados 101 milímetros na ‘Cidade Milagre’.
E para aqueles que adoram um tempo fresco e uma chuvinha podem comemorar. O site Climatempo aponta que o tempo chuvoso deverá permanecer até o próximo sábado, 16.
Meteorologistas explicam que a população deve se preparar para uma semana com tempo instável. Há condições para chuvas moderadas a fortes especialmente sobre o centro-oeste do Estado.
As áreas de instabilidade que já estão sobre o Estado serão reforçadas por uma frente fria durante esta quinta-feira, 14.
ENERGIA ELÉTRICA – Muitos acidentes envolvendo eletricidade podem acontecer por falta de atenção ou desconhecimento das pessoas.
É importante saber que a rede elétrica é projetada de modo a não oferecer riscos à população. Mas chuvas, ventos, galhos de árvores, colisões em postes e outros acidentes podem danificar a rede elétrica, vindo a partir um cabo ou deixá-lo pendurado ou ainda caído no chão. Em casos como esse, fique atento! Mesmo que falte luz no local, não significa que o cabo caído esteja desenergizado.
Por essa razão, ao avistar um fio partido a orientação é que se isole a área com galhos de árvore, triângulo, cones ou outros tipos de sinalizadores de perigo. Além disso, a capa que envolve alguns desses cabos não é garantia de que a fiação esteja isolada, ou seja, há sim risco de choque elétrico ao tocar ou mesmo se aproximar desses fios.
Não toque na vítima, nem se aproxime dos fios caídos ou objetos em contato com eles, como cercas metálicas, portões de ferro ou varais de roupa. Se possível, desligue imediatamente a fonte dessa eletricidade. No caso de residências, é o disjuntor (registro geral) da casa.
Se estiver na rua e não for possível desligar a fonte, interrompa o contato da vítima com a corrente elétrica, utilizando material não condutor seco (pedaço de madeira, corda ou borracha). Nunca use objeto metálico, não toque diretamente na vítima com as mãos e evite materiais molhados, como uma toalha úmida.
Depois disso, verifique, então, se a vítima está consciente e respirando. Caso não e você saiba aplicar os primeiros socorros, tente manter a tranquilidade e o faça com cuidado. Enquanto isso, peça a alguém para ligar imediatamente para o serviço de emergência pelo número 190.
Cuidados dentro de casa durante tempestade: Evitar banhar-se durante a ocorrência de tempestades; Não usar chuveiro ou torneira elétrica; Evitar contato com objetos com estrutura metálica como fogão, canos, etc., sobretudo se a residência se encontra em campo aberto; Evitar ligar equipamentos elétricos; Desconectar das tomadas aparelhos eletrônicos; Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.
Cuidados fora de casa durante tempestade: Não ter contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas; Evitar estar perto de tratores, máquinas agrícolas, motocicletas e carroças; Não estar em locais como campos abertos, pastos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados. (Com informações da Coelce)