O município de Dracena conquistou a 13ª posição no ranking ambiental do Programa Município VerdeAzul (PMVA), no seu ciclo 2015. A cidade que participa do Programa criado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA) conquistou o prêmio nos últimos quatros anos e obteve a pontuação de 90,92. Já em 2014, a ‘Cidade Milagre’ ficou na 50ª classificação estadual do Programa.
A premiação ocorreu ontem, 17, no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista.
As ações propostas pelo PMVA compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.
Para a realização do seu objetivo, o PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o “Ranking ambiental dos municípios paulistas”.
Em 2015, o município de Novo Horizonte conquistou o primeiro lugar no Estado, com 97,13 pontos.
Nos 18 municípios que o Jornal Regional circula foram classificados ainda Flórida Paulista na 34ª posição, com 88,48 pontos; São João do Pau D’ Alho, na 50° lugar (85,72 pontos); Irapuru, em 76º com 82,16 pontos; Tupi Paulista, em 78°, com 82,05, e Nova Guataporanga com 80,94 pontos, na 92° lugar.
A cidade de Adamantina foi classificada com pré-certificado, após obter 84,17 pontos, ou seja, a cidade possui inadequações quanto à operação do aterro sanitário ou do sistema de esgoto. Esses municípios que obtiveram esse tipo de classificação têm o prazo de dois meses. (Com informações da Secretaria Estadual do Meio Ambiente)