Fevereiro terminou com muita chuva. É o que revela dados da Coordenadoria de Assistência Técnica e Integral (Cati) de Dracena, no qual foram registrados 272 mm. As chuvas foram frequentes e fortes nos últimos dias em grande parte do estado de São Paulo.
Para se ter uma ideia, no dia 10 de fevereiro, em pouco mais de meia hora choveu 86 mm, o suficiente para que provocasse fortes enxurradas em vários pontos de Dracena.
A temperatura que esteve alta no início e meados do último mês, em torno de 35°C, cedeu nos últimos dias. Na segunda-feira, 29, a máxima não ultrapassou os 26°C.
Na semana passada, a circulação de ventos esteve favorável à formação de muitas áreas de instabilidade entre São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná. Choveu forte e com grandes volumes em muitas localidades desses estados.
A frente fria que chegou ao Sul do Brasil no fim de semana avançou para a região Sudeste. Este sistema irá provocar chuva forte e volumosa em algumas áreas nesta semana. Poderá ocorrer pancadas de chuvas até o próximo domingo, 6. No entanto, a previsão, segundo o site Climatempo, é que a temperatura continue alta nos próximos dias e chegue a máxima de 35°C, no sábado, com mínima de 21°C, hoje.
BALANÇO – No ano passado, a Cati revelou que choveu 236 mm em fevereiro, 15,25% a menos em comparação com o mesmo período deste ano.
Meteorologistas explicam que é comum chover mais forte e mais intensamente em fevereiro, no entanto, este ano promete ser um ano bem chuvoso, já que janeiro também registrou altos índices de chuva para o mês.
Segundo a estação climatológica da Unesp de Dracena, em 2014, foram registrados 162,6 mm; em 2013 um pouco mais, 174,1 mm, e em 2012 apenas 43,4 mm, lembrando que a Unesp está localizada às margens da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294) e ocorre uma diferença de intensidade na comparação com a chuva do centro da cidade.