Não chove há 18 dias em Dracena e a cidade só deverá receber novas pancadas de chuva a partir do próximo dia 29 (sexta-feira), quando há previsão da chegada de uma frente fria. Até lá, o clima seco e quente deverá predominar, prejudicando a qualidade do ar.
Ontem, 11, a umidade relativa do ar caiu até 26%, por volta das 16 horas, colocando toda a cidade em estado de atenção. Com isso, quem sofre é toda população, principalmente aqueles com problemas respiratórios, crianças e idosos.
Os últimos dias têm sido de extremo sol, com temperaturas acima da média para o mês de abril, por causa da massa de ar seco que predomina no Estado.
O clima seco associado aos dias quentes derruba ainda mais os índices de umidade. O cenário de baixa umidade e calor já se prolonga desde a última chuva registrada, no dia 25 de março, quando foram anotados 23.6mm.
Uma massa de ar seco predomina há mais de uma semana sobre o Sudeste formando um bloqueio atmosférico e impede o avanço de frentes frias e massas de ar polar na região.
Devido a todo esse cenário, a temperatura máxima registrada dos últimos cinco meses ocorreu ontem, quando os termômetros chegaram a 37.6°C, o mesmo número foi registrado no último dia 5. Até então, a máxima registrada na ‘Cidade Milagre’ nos últimos meses ocorreu no dia 13 de novembro, com 37.9°C, segundo informações da estação climatológica da Unesp local.
Segundo meteorologistas, a chuva tão esperada por todos para amenizar o calorão, deverá retornar somente no dia 29, a partir desta data os termômetros começarão a diminuir gradativamente e a presença do friozinho deverá ser constante no mês de maio.
A previsão é que a temperatura máxima não ultrapasse a casa dos 30°C, no próximo mês. Poucas chuvas também deverão ser registradas em maio. O inverno chega no dia 20 de junho.
DICAS – Enquanto a chuva não chega por aqui, o jeito é se proteger de forma intensa do sol. Beber muito líquido para se manter hidratado; usar roupas leves e de cores claras ao sair no sol; aplicar uma quantidade generosa de protetor solar diversas vezes ao dia, inclusive em dias nublados, e evitar se expor ao sol nos horários próximos ao meio-dia. O horário entre 10h e 16h tem grande incidência de raios ultravioleta B, principais responsáveis pelo surgimento do câncer da pele.