O mês de maio promete ser um pouco menos frio em relação aos últimos dias gelados, mas não vai muito se animando não, segundo meteorologistas, o sol reaparece e as tardes serão menos geladas, porém as noites e o amanhecer ainda serão bastante frios com temperaturas baixas oscilando com mínimas de 12°C a 17°C entre este domingo ao próximo sábado, 7 .
O início do mês também promete variar entre céu limpo em alguns dias com parcialmente nublado em outros. A chuva deverá voltar à região somente no dia 10, quando deverá permanecer por três dias.
No mês de abril foram registrados 58 mm de chuva, segundo dados da estação climatológica da Unesp de Dracena.
A temperatura mais baixa registrada este ano foi anotada nessa quinta-feira, 28, às 7h, com 6,2°C. Já a máxima nessa sexta-feira, 29, não ultrapassou 22.9°C às 16h.
De acordo com meteorologistas que fazem previsão do tempo e que analisam diariamente as altas e baixas pressões atmosféricas, onde estão as frentes frias, as subidas e descidas da temperatura estão abismados com a situação meteorológica do fim de abril de 2016, aliás, com todo este abril. É raro ver uma massa de ar polar tão extensa como esta que atua sobre o Brasil.
O ar polar literalmente dominou o Brasil. É o que se conclui quando se observa a queda da temperatura nos últimos quatro dias sobre o país. A grande e forte massa de ar polar que avançou sobre a América do Sul já está no limite entre as regiões Norte, Sudeste e Nordeste do Brasil e pelo interior do Amazonas atingiu a linha do Equador. Só massas polares de grande extensão e força conseguem alcançar o Norte do Brasil, mas em geral a porção mais ao sul da Região. Poucas massas polares chegam ao extremo norte do país.
Quase todo o Amazonas passou a quinta-feira, 28, imerso no ar polar e que causou uma queda de temperatura muito acentuada, uma friagem realmente forte. Cidades do sul do Amazonas registraram até 15°C, um valor muito baixo em qualquer época do ano. (Com informações do Climatempo)