Os catadores da Cooperativa de Reciclagem, em Dracena, percorreram a manhã de ontem, 22, lojas explicando aos comerciantes a importância da separação dos materiais. Eles distribuíram panfletos e entregaram sacos verdes, para que possam toda semana colaborar com a Cooperativa.
A partir desta semana, toda segunda e quinta-feira, partir das 18 horas, um caminhão passará recolhendo os sacos verdes recicláveis depositados em frente às lojas. Esse tipo de trabalho só vinha ocorrendo nas residências, desde então.
A medida foi tomada, devida a falta de conscientização de parte da população no momento de separar melhor os materiais, os catadores estão tendo grande prejuízo.
Para se ter uma ideia dos 20% de material recolhido, 5% são de lixo inservíveis misturados ao material reciclável. Em razão disso, os catadores cooperados vêm tendo seus salários diminuídos drasticamente. Nos últimos meses, os catadores receberam próximo de um salário mínimo apenas. Alguns dos catadores são chefes de família e necessitam desse dinheiro para sobreviver.
RECICLÁVEL – Os moradores podem separar diversos materiais que sirvam como recicláveis divididos em quatro categorias. Para os plásticos são recicláveis: copos e garrafas plásticas, sacos, sacolas, frascos de produtos, tampas, potes, canos e tubos de PVC, embalagens PET (refrigerante, suco, óleo, vinagre, entre outras).
Produtos de metal: tampinhas de garrafas, latas, panelas sem cabo, ferragens, arames, chapas, canos, pregos e cobre.
Materiais de vidro: potes de conservas, embalagens, frascos de remédios, copos e cacos. É importante ressaltar que esses tipos de materiais devem ser embalados em jornais para evitar acidentes.
Já os papéis são considerados recicláveis: jornais, revistas, listas telefônicas, papel sulfite/rascunho, papel de fax, folhas de caderno, formulários de computador, caixas em geral (ondulado), aparas de papel, fotocópias, envelopes e cartazes velhos.
NÃO É RECICLÁVEL – Tomadas, cabos de panelas, adesivos, espuma, acrílico, embalagens metalizadas (biscoitos e salgadinhos), clipes, grampos, esponja de aço, aerossóis, latas de tinta, latas de verniz (solventes químicos e inseticidas), portas de vidro, espelhos, box temperados, louças, cerâmicas, óculos, pirex, porcelanas, vidros especiais (tampa de forno e micro-ondas), tubo de televisores, para brisas, etiquetas adesivas, papel carbono, papel celofane, fita crepe, papéis sanitários, papéis metalizados, papéis parafinados, papeis plastificados, guardanapos, bitucas de cigarros, fotografias, fralda descartável e absorvente.