Além dos estragos causados na cidade, o temporal de granizo que atingiu Dracena no dia 19 de maio assustou muito a população. Prova disso é que o principal assunto nas rodas de conversa e nas redes sociais, ontem (5), era a possibilidade de forte chuva e de granizo atingirem novamente a cidade. Imagens dos radares meteorológicos do IPMet/Unesp, localizados em Bauru e Presidente Prudente, bombaram as redes sociais.
Ainda de manhã, a reportagem entrou em contato com o Instituo de Pesquisas Meteorológicas do Centro de Meteorologia da Unesp de Bauru e foi informada de que é possível acompanhar os dados climatológicos e imagens de satélite pelo link http://www.ipmet.unesp.br/alerta/ppigis/. Naquele período, havia sido registrado possibilidade de pancadas de chuvas, e em relação à possibilidade de granizo seria difícil precisar a ocorrência ou não.
O IPMet/Unesp de Bauru mantém em sua página, a aba – Observador Voluntário – em que o internauta é convidado a contribuir com informações sobre tempestades severas para ajudar na validação dos alertas mantidos pelos boletins de radar.
http://www.ipmet.unesp.br/index2.php?menu_esq1=&abre=ipmet_html/granizo/texto_granizo.html#
Até as 18h, de ontem, o Corpo de Bombeiros não havia ocorrências em Dracena, Ouro Verde e Junqueirópolis em decorrência de eventual fenômeno climático e, em Dracena, apesar do céu cinzento que sinalizava a possibilidade de forte chuva, foram registrados apenas 6.2mm pela estação climatológica da Unesp local.
De acordo com a previsão do tempo do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) pertencente ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a previsão do tempo para Dracena hoje era sol entre poucas nuvens e céu parcialmente nublado. A temperatura mínima deve ficar em torno de 19º C e a máxima em torno de 27ºC.