Na manhã de ontem, 29, a Polícia Militar Ambiental multou um homem de 35 anos de idade, em R$ 3,5 mil por manter presas sete aves nativas em cativeiro, na própria residência em Dracena.
Conforme a Corporação, durante a fiscalização na casa do infrator foram localizados presos em gaiolas, quatro periquitões maracanã, dois papagaios verdadeiros da Amazônia e um tiziu, no qual apresentavam bem alimentadas e com água em abundância, sem sinais de maus tratos.
Diante do fato, foi elaborado em desfavor do infrator um auto de infração ambiental na modalidade de multa simples, baseado no disposto do artigo 25, parágrafo 3º inciso III da resolução SMA 48/2014 na ação de “ter em cativeiro espécie da fauna silvestre nativa” no valor de R$ 3,5 mil.
Segundo a PM Ambiental, as aves sendo das espécies periquitão maracanã (4) e um tiziu, por estarem em estado bravio foram soltas em seu habitat natural.
Já as duas aves da espécie papagaios verdadeiro da Amazônia, por não haver local para destinação, após contato com o pelotão e apresentar sinais claros de domesticação, foram destinadas ao próprio infrator, segundo a Ambiental.
Segundo a Polícia Ambiental, a ocorrência será apresentada à autoridade competente conforme norma vigente para adoção de eventuais providências na esfera penal via ofício.