Neste último final semana, a Polícia Militar Ambiental em patrulha aquática pelo trecho conhecido como Ilha Bandeirantes no Rio Paraná, apreendeu mais de 1.3 mil metros de redes de emalhar sem placa de identificação.
Conforme a PM Ambiental, uma embarcação ao visualizar a aproximação da viatura à distância, empreendeu fuga do local.
Ainda segundo a corporação, após buscas com uso de gancho foram recolhidos e apreendidos 1.350 metros de rede emalhar, divididas em 27 panos de rede de 50 metros de comprimento cada, tendo 1,20 metros de altura e malhas 80 mm sem plaquetas de identificação.
A instrução normativa conjunta Ibama nº 003/2004 permite a pesca comercial neste local, com redes de malhas de tamanho 5º, inciso igual ou superior a 140 mm, portanto, esta conduta trata-se de crime tipificado no artigo 34 da lei federal 9605/98, conforme a PM Ambiental.
Segundo a Ambiental, por não ser reconhecido, tampouco localizado o responsável pelos petrechos, estes foram recolhidos e encontram-se apreendidos e depositados na Base operacional de Panorama, aguardando prazo legal para destinação sendo os peixes, por estarem vivos foram soltos no habitat.
A ocorrência será apresentada via ofício à Polícia Federal, por se tratar de rio da União.