O Mutirão da Paternidade Responsável ocorreu hoje em Dracena. Foram realizadas 32 perícias de coletas de sangue para o exame de DNA. Destes, 20 são referentes a atendimentos no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), ou seja, homens ou mulheres procuraram a unidade para solicitar o exame, apenas 12 eram processos judiciais.

De acordo com a gestora do Cejusc, Maria Dias Pereira de Medeiros, os exames serão enviados para laboratório do Imesc em São Paulo e ficarão prontos em 45 dias. Os laudos serão encaminhados ao Cejusc de Dracena, que será o responsável pela devolutiva às famílias, nos casos dos processos judiciais, os resultados serão processados nos mesmos. Já nos casos que dizem respeito aos atendimentos no Cedrac, nos resultados negativos, o procedimento é extinto, e nos casos positivos, a situação será regularizada, como certidão de nascimento, alimentos e guarda dos filhos.

A gestora, que também participou da coleta por conta de confirmar ou não a possibilidade de ter uma irmã, ressaltou a agilidade no serviço que é totalmente gratuito e antes ocorria apenas em cidades como Presidente Prudente. O coordenador do Cejusc é o juiz Marcus Frazão Frota.

O prefeito Juliano Bertolini destacou o trabalho em parceria com o Poder Judiciário, Cejusc, Imesc, Prefeitura e Unifadra. “O trabalho com os órgãos parceiros possibilita o bem-estar da população e a resolução de problemas familiares e sociais”, considerou.

A coleta para o exame de DNA foi realizada pelos acadêmicos do curso de Enfermagem da Unifadra/Fundec com a supervisão da professora Lilian PanícioSosai, uma das coordenadoras do curso de Enfermagem.

A ação ocorreu no Centro Dracenense de Atendimento ao Cidadão (Cedrac), ontem, numa iniciativa do Poder Judiciário (Tribunal de Justiça), do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), Prefeitura e Unifadra/Fundec. Além do prefeito, estavam presentes, a secretária de Assuntos Jurídicos Alessandra Scarpani, Edson Kai e Ênio Garbelini, da Fundec.

SERVIÇO – A previsão é que o próximo mutirão ocorra no dia 14 de dezembro e os interessados devem se inscrever no posto do Cejusc, que funciona no Cedrac, na avenida José Bonifácio nº 950.