A seletiva estadual para a definição do selecionado paulista que representará o Estado nas Paralímpiadas Escolares Brasileira aconteceu na sexta-feira (24) na piscina da Unifran, em Franca.

A competição, realizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro em parceria com as Secretarias Estaduais de Direitos das Pessoas com Deficiência e Esportes, está programada para outubro, na capital paulista.

Na seletiva, dividida em duas categorias (A – de 12 a 15 anos e B – 15 a 19 anos), concorreram 96 nadadores. Para a composição do selecionado paulista somente oito paranadadores de cada deficiência estarão presentes, divididos em quatro masculinos e quatro femininos. 

De Dracena participaram seis paranadadores do Projeto Ver, Ouvir e Movimentar da secretaria municipal de Educação em parceria com a Academia Estilo Livre, que foram classificados entre os oito melhores do Estado nas seletivas regionais realizadas no mês de junho na cidade, Franca e São Paulo.

Entre os seis classificados, três são deficientes visuais – Danton Isaias de Oliveira Ferreira, Gabriel Rodrigues Cardozo e Larissa Gabriela Silva Santos-; dois são deficientes intelectuais -Ana Paula da Silva Paulino e Rogério Francisco de Souza- e um é deficiente físico – Victor Hugo Gonçalves Ribeiro.

Ana Paula, da categoria S-14 faturou o 1º lugar nos 100m nado livre e nos 100m nado de costas e  seria candidata a uma das quatro vagas femininas, em sua deficiência. Dalton ficou com o 1º lugar nos 50m nado de costas e o 2º lugar nos 50m nado livre e é outro sério candidato a estar no selecionado. Rogério e Gabriel também se posicionaram muito bem em suas provas, com dois 3º lugares cada, e Victor Hugo ficou com um 4º lugar com sua melhor colocação.