Neymar deixou o gramado da Vila Belmiro após a vitória por 3 a 1 no clássico diante do São Paulo, pela quinta rodada do Campeonato Paulista, com um misto de alegria e desapontamento. Apesar de feliz com a atuação, marcada por um gol de pênalti e duas assistências, o atacante lamentou as moedas atiradas por torcedores no amigo Paulo Henrique Ganso, que retornava ao estádio pela primeira vez desde que foi negociado com o Tricolor, por R$ 23,9 milhões, em setembro do ano passado.
A maior preocupação de Neymar – que na última quinta-feira já havia pedido à torcida tratasse Ganso com respeito – é que o Santos acabe punido pela Federação Paulista de Futebol (FPF) por conta das moedas lançadas em direção ao meia.
– Isso é normal (vaia), mas a moeda, não. Quem jogou as moedas acho que está errado, porque a gente pode perder mandos de campo. E nenhum de nós (jogadores e torcedores) quer ver o Santos fora (de casa) – lamentou Neymar.
As moedas foram citadas na súmula da partida no site da Federação Paulista de Futebol (FPF):
– Informo que no intervalo da partida fui comunicado por fiscais da FPF que torcedores do Santos, posicionados em cima do vestiário do São Paulo, arremessaram moedas contra o atleta do São Paulo Sr. Paulo Henrique Chagas de Lima. Não presenciei tais arremessos, mas observei diversas moedas no solo próximo à entrada do túnel do vestiário do São Paulo – escreveu o árbitro assistente adicional Marcelo Aparecido de Souza.
Marcelo Rogério, outro árbitro assitente adicional, também citou as moedas na súmula:
– Informo que nos primeiros minutos de partida, quando da disputa de bola ocasionando uma cobrança de escanteio a favor do São Paulo, em lance que participou o atleta n. 8 da equipe,
foram arremessadas contra o mesmo diversas (moedas).
Enquanto se dirigia para o túnel, Paulo Henrique Ganso pegou algumas moedas que caíram no gramado e prometeu entregá-las a “pessoas que precisam”. No último jogo dele pelo Peixe, diante do Bahia, a torcida teve o mesmo gesto.
– É um absurdo para uma equipe como o Santos, um time grande. O torcedor não pode fazer isso, principalmente um ano antes de uma Copa do Mundo – disse gerente de futebol José Carlos dos Santos.
Neymar comemorou a boa atuação individual e do time, que segue na liderança do Paulistão, com 13 pontos, ao lado da Ponte Preta.
– O Santos está de parabéns. Fiquei feliz por dar dois passes e fazer um gol. Mas o que importa é que fizemos ótima partida – resumiu o atacante, que à noite viaja para Londres com Arouca e Luis Fabiano, que também participaram do clássico deste domingo, para defender a seleção brasileira no amistoso de quarta-feira, contra a Inglaterra, em Wembley.
Neymar e Arouca, portanto, desfalcam o Santos na partida desta quarta-feira, às 19h30, contra o Linense, no Estádio Gilbertão, em Lins (SP), pela sexta rodada do Paulistão. O técnico Muricy Ramalho ainda não confirmou que atuará no lugar da dupla, e pretende utilizar os treinos de segunda e terça-feira para ver os jogadores em melhor condição física no elenco.