Após dois quartos em que dominou totalmente o jogo, parecia que ia ser mais fácil para o Ravens conquistar o  47º Super Bowl. A equipe de Baltimore chegou a abrir 22 pontos de diferença, mas após um apagão no estádio e no time, o San Francisco reagiu e diminuiu para dois a diferença no placar. Mesmo assim não o suficiente para o 49ers levantar a taça: vitória de 34 a 31 no Mercedez-Benz Superdome com grande atuação do quarterback Joe Flacco e de Jacoby Jones e coroando a aposentadoria do defensor Ray Lewis. Do lado do 49ers o destaque foi o jovem Colin Kaepernick, que confirmou na terceira e na última etapa por que colocou Alex Smith  no banco de reservas durante a temporada.

O JOGO

A defesa do San Francisco, que já havia vacilado nos playoffs contra o Atlanta Falcons (quando começou perdendo de 17 a 0 antes de virar o placar) voltou a vacilar em New Orleans. O Baltimore começou melhor e logo abriu o placar. Mostrando que a noite ia ser sua, Joe Flacco encontrou dentro de end zone Anquan Boldin e colocou o Ravens na frente.

O quarterback, aliás, fez um primeiro quarto quase perfeito, contando com a sorte para evitar ser sacado em pelo menos duas ocasiões e efetuando lançamentos perfeitos. O único pecado aconteceu justamente no último lance do quarto, quando foi sacado por McDonald e perdeu a chance de ampliar com o field gol.

Vendo um adversário melhor pela frente, o San Francisco esteve perdido em campo nos dois primeiros tempos. O reflexo do momento do 49ers na partida acontece no segundo quarto, quando  após ver um lançamento forçado de Kaepernick ser interceptado por Reed, o time da e iniciar uma pequena confusão em campo.

Apesar do Ravens ter dado uma decaída no final do segundo tempo, com Tucker arriscando uma corrida e perdendo chance de marcar o field gol, Flacco continuou em uma jornada excepcional. O jogador efetuou um dos lances mais bonitos da noite, escapando da pressão e lançando 56 jardas par o outro grande nome da noite, Jacoby Jones, que ainda dançou em frente a defesa antes de marcar e abrir uma grande vantagem para o Baltimore. O San Francisco ainda converteu um field goal, mas não foi o suficiente para evitar o gosto de lavada na descida para o vestiário.

Se a lembrança da reação diante diante do Atlanta  ainda era um fio de esperança para o San Francisco virar o jogo, Jacoby Jones tratou de colocar um balde de água fria e ainda escrever seu nome na história do Super Bowl. O wide receiver pegou o retorno e em uma corrida de 108 jardas (a maior já registrada em uma final de conferência), colocou o Ravens 22 pontos à frente. Mas ainda havia jogo pela frente.

APAGÃO ACENDE 49ers

Um queda de energia no estádio atrasou em 36 minutos o que parecia ser uma vitória certa do Baltimore. Mas o 49ers acordou quando a luz voltou e mudou o jogo. Em poucos minutos a equipe de San Francisco fez dois touchdowns (o primeiro com Michael Crabtree e o segundo com Franck Gore) e um field goal para diminuir o placar para cinco pontos.

No último quarto, Colin Kaepernick carregou a bola e marcou o terceiro touchdown seguido para o San Francisco e incendiou de vez o jogo, baixando a diferença para três pontos faltando pouco mais de quatro minutos para o fim da partida.

Apesar da esperança dada pela inesperada mudança de atitude do 49ers de ver a maior virada na história do Super Bowl (que é de 10 pontos) acontecer,a vantagem inicial do Ravens falou mais alto no final. Segurando o jogo e contando os segundos (cedeu ainda um safety de dois pontos, quando o adversário o derruba em sua própria end zone), o Baltimore saiu vitorioso pela segunda vez em sua história além de ver  Joe Flacco ser eleito MPV (melhor jogador da decisão) da partida. Foi também a primeira vez que o San Francisco chega à final da conferência e não levanta a taça. Em todas as outras cinco ocasiões a equipe foi campeã.

VEJA COMO FOI A PARTIDA:

4º quarto: Fim de jogo no Superdome em New Orleans! BALTIMORE RAVENS É CAMPEÃO DO SUPER BOWL!

4º quarto: Ravens dá 2 pontos para 49ers e segura o jogo.

4º quarto: Field goal para o Ravens. 34 a 29 faltando 4min19 para o fim do jogo.

4º quarto: TOUCHDOWN SAN FRANCISCO! Colin Kaepernick carrega a bola e marca para o 49ers! 31 a 29 para o Ravens!

4º quarto: Ravens convertem um field gol. 31 a 23

4º quarto: Recomeça a partida no Superdome!

3º quarto: Fim do terceiro quarto. O que parecia ser uma vitoria tranquila antes do apagão mudou totalmente os rumos. Apenas cinco pontos separam Ravens e 49ers nos últimos 15 minutos de jogo.

3º quarto: 49ers não consegue o touchdown, mas marca o field goal: Baltimore 28 x 23 San Francisco.

3º quarto: Fumble de Ray Rice e bola é recuperada pelo 49ers!

3º quarto: TOUCHDOWN SAN FRANCISCO! Frank Gore  de Colin Kaepernick e avança para end zone. 49ers não aceita a derrota e coloca fogo no jogo! 28 a 20 para o Ravens!

3º quarto: TOUCHDOWN SAN FRANCISCO! Michael Crabtree recebe, escapa do tackle e corre para marcar o primeiro TD do 49ers na noite. 28 a 13 para o Ravens

3º quarto: Jogo vai ser reiniciado com 36 minutos de paralisação . Baltimore Ravens 28 x 6 San Francisco 49ers.

3º quarto: Aos poucos a luz volta ao Superdome, mas por enquanto não há previsão de reinício da partida.

3º quarto: Acaba a luz no Superdome.

3º quarto: Recomeça o terceiro quarto e…TOUCHDOWN DO RAVENS.  Retorno 109 jardas de Jacoby Jones marcam a mais longa jogada da história do Super Bowl. Recorde que coloca o Baltimore 22 pontos à frente no placar.

Intervalo: A cantora Beyoncé vai animar no intervalo do jogo o público presente em New Orleans e os milhões de espectadores que assistem o Super Bowl.

2º quarto: Field gol convertido por Akers. Final de segundo quarto, o Ravens vence o 49ers por 21 a 6.

2º quarto: TOUCHDOWN PARA O RAVENS! Sensacional Joe Flacco! O Quarterback escapa da pressão e faz lançamento longo de 56 jardas para Jones, que dança na frente da defesa e entra na end zone. Tucker converte o field gol e agora Baltimore 21 x 3 San Francisco.

2º quarto: TOUCHDOWN para o Ravens. Flacco encontra Pitta na end zone e amplia para o Baltimore: 14 a 3

2º quarto: Fumble! Ravens recupera a bola  após James ser derrubado!

Começa o segundo quarto: Bola para o San Francisco na linha de 20 jardas

1º quarto:Fim do primeiro quarto, placar parcial de 7 a 3 para o Baltimore Ravens, que esta contando com grande atuação do quarterback Joe Flacco. Único momento em que a sorte abandonou o camisa 5 do Ravens foi no lance final do tempo, quando foi sacado por McDonald e perdeu a chance de ampliar o placar com o field gol.

1º quarto: San Francisco tem a campanha de ataque interrompida após Kaepernick ser sacado por Kruger. No Field Gol, Akers acerta o chute de 36 jardas.

1º quarto: O Baltimore Ravens abre o placar no Super Bowl. Flacco passa para Boldin marcar o touchdown

Começa o 47º Super Bowl: Bola para na mão de Colin Kaepernick do San Francisco 49ers!

Pré-jogo: Executado por Alicia Keys o hino nacional americano emociona o público presente no Mercedes-Benz Superdome.