Para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, comemorado no último domingo, 1°, a Secretaria Municipal de Saúde realizou campanha no Centro de Saúde Dr. Takashi Enokibara (Postão), para detecção do vírus HIV, no sábado, 30, considerado como o “Dia D”.
De acordo com Cristiane da Silva, subchefe de Notificações de Doenças Compulsórias, a procura pelo teste surpreendeu a Secretaria, principalmente pela maior participação de jovens e idosos na campanha. Ao todo foram realizados 88 testes. O resultado dos exames já se encontra a disposição da população no Postão. “Todos os exames deram negativos em relação ao vírus do HIV”, diz Cristiane.
O serviço prestado foi individualmente e de maneira sigilosa e teve apenas uma gota de sangue colhida do paciente.
Os dracenenses que não conseguiram realizar o exame neste final de semana, mas têm o interesse de passar pelo teste de HIV podem procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência e solicitar a enfermeira o exame, que terá o material colhido em laboratório gratuitamente. Esse procedimento é realizado durante todo o ano.
Em Dracena, 67 pacientes portadores do vírus HIV (alguns desses são moradores de cidades vizinhas no trecho que compreende Panorama a Irapuru), recebem periodicamente remédios controlados no posto de saúde de Dracena.
PELE – No mesmo dia, o Centro de Saúde serviu como local para exames preventivos contra o câncer de pele. A campanha é referente ao Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele, comemorado todo dia 30 de novembro e desenvolvida anualmente em Dracena.
Segundo um dos membros do Lions Clube Dracena Cinquetenário, Roberto Takayama, as dermatologistas Marilda Milanez de Abreu e Isabela Moura Vincenzi de Carvalho atenderam 90 pacientes, dentre esses, 10 apresentaram câncer de pele, um número alarmante. “Este ano o número de atendimentos foi bem baixo comparado com outros anos de campanha. No entanto, atribuímos essa queda ao AME que possui atendimento gratuito com dermatologistas”, ressalta.
Os pacientes detectados com câncer foram encaminhados para tratamento. Roberto conta que a maioria dos casos de câncer de pele, se tratado com antecedência tem cura.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a proteção é um conjunto de atitudes como evitar sair ao sol entre 10 e 15 horas, usar boné ou chapéu e camiseta sempre que estiver em exposição ao sol, além de usar sempre protetor solar.
A campanha foi realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública e apoio do Lions Clube Dracena Cinquentenário.