Faltando 15 dias para terminar a primavera, o calor intenso nas últimas semanas faz com que a sensação seja de verão. Com o clima extremamente quente em Dracena e as temperaturas se aproximando dos 40°C, os cuidados com a saúde devem ser redobrados, principalmente com a ingestão de líquidos constantemente. Este cenário também vem ocorrendo nos municípios vizinhos.
Um dos meios alternativos de se proteger dos raios solares é intensificar o uso de protetor solar. A orientação é que esse produto seja utilizado desde as crianças até os idosos.
De acordo com o proprietário da Farmais de Dracena, Eduardo Reis Alves, a procura pelo protetor solar nos últimos dias aumentou em 30% as vendas deste produto. Eduardo atribui o aumento ao calor intenso e também por ser tratar de um período de férias, quando muitos optam por viajar para a praia e compram até mesmo mais que um protetor solar para levar na viagem.
Ele pontua que, atualmente, existem no mercado vários tipos de protetores, entre eles, o labial, facial, corporal e específico para as crianças, além de conter componentes como hidratante, antialérgico, óleo, gel, entre muitos outros elementos. “Por terem a pele mais sensível, para as crianças são indicados os fatores de 60 a 100 de proteção”, diz.
As pessoas com a pele mais morena estão mais protegidas, podendo usar protetor solar de FPS 30 para baixo. Já aquelas com a pele clara devem ter proteção de FPS 50 para cima.
Há também a opção manipulada, que segundo Eduardo, além de poder manipular o fator até FPS 100, pode ser acrescentado hidratante e outras substâncias que servem para proteger ainda mais. “O protetor manipulado é tão bom quanto o industrializado”, diz.
Na Drogaria Drogazé, a procura por esse tipo de produto não é diferente. O proprietário da farmácia, Danilo Lapenta, salienta que as vendas aumentaram em até 50% comparado com o mês pré-verão (agosto). “Até então, vínhamos com uma média de seis produtos por mês, agora já estamos vendendo uma média de 12 protetores solares”, enfatizou o farmacêutico que conta ainda que os meses de dezembro e janeiro são campeões em vendas de protetores.
Danilo avalia que a maioria das vendas são de protetores de uso geral (adulto e criança). “Muitos aproveitam para utilizá-los na piscina, balneários e praias. Devido ao incômodo do calor, populares aproveitam ainda para passar o produto antes de sair de casa”, acrescenta Lapenta.
A procura por produtos que possam proteger a pele deve ser grande até março, quando termina o verão e começa o outono. Nesse período, a exposição ao sol deve ser evitada das 10h às 16h.
CÂNCER – No último sábado, 30, a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública, com apoio do Lions Clube Dracena Cinquentenário realizou campanha para prevenção contra o câncer de pele, no Centro de Saúde Dr. Takashi Enokibara (Postão). Dos 90 pacientes consultados, 10 apresentaram câncer de pele.
Segundo a médica dermatologista, Marilda Milanez Morgado de Abreu, membro da SBD, os câncer acometem mais as pessoas de pele branca e idosa, devido à irradiação solar. “Constatamos que do dia da campanha não houve câncer em estágio grave e avançado. Com isso, encaminhamos o paciente para cirurgia na rede básica de saúde. As pessoas acima de 40 anos de idade tem mais chance de manifestar a doença”, explica.
A médica pontua que o câncer de pele analisado durante a campanha se encontrava em fase inicial e por isso a chance de cura é maior.
Marilda orienta que a população fique atenta quando aparecer uma lesão isolada na pele com tamanho alterado e que não desaparece em 30 dias. Casos de verruga, nódulos, feridas, manchas avermelhadas podem ser sinais de câncer.