Há exatamente uma semana para o Natal, os lojistas começam a sentir o aquecimento das vendas para umas das datas mais importantes para o comércio. Os lojistas estão percebendo um aumento considerável nas vendas desde o dia 1º de dezembro.
Para o consumidor, presentear exige criatividade e muita paciência, já que nessa época não se compra presentes apenas para uma pessoa. A grande maioria deixa para escolhê-los na última hora.
Para facilitar e ajudar na escolha, a reportagem pesquisou algumas sugestões com preços variados que vão de R$ 20 a R$ 400.
VESTUÁRIO – Na hora de escolher os presentes, grande parte dos consumidores opta por vestimentas. A consultora de imagem Silvana Bianchini, lembra que se você não conhece a pessoa muito bem, roupa é sempre uma preferência nacional. Para acertar, prefira sempre presentear com a parte de cima como camisetas, blusas e camisas.
De acordo com Rita de Cássia Pereira, gerente da loja de confecções Magazine Parrilla, há uma grande procura de presentes no setor feminino, seguido do setor infantil. Nesse ano, os valores dos presentes estão bastante variados. É possível encontrar peças a partir de R$ 20. Rita também destaca uma grande procura em shorts e biquínis.
BRINQUEDOS – O Natal é o momento mais esperado do ano para as crianças. Desde a montagem da árvore até a preparação da festa, tudo é sempre encantador para elas. Sem esquecer-se da cartinha para o Papai Noel e o mágico momento de abrir os presentes.
Cássia Alexandre Ferreira Garcia, proprietária da loja de brinquedos Gabi Presentes, informa que os pais estão bem generosos na hora de escolher o presente esse ano. A grande sensação e recorde de vendas desde o Dia das Crianças tem sido o boneco “Furby”, brinquedo eletrônico que interage e fala com os pequenos, agrada meninos e meninas. A novidade custa R$ 400.
As bonecas Monster High e Barbie também não saem de moda. Para os meninos, robô Transformers e o lançamento Nerf, um lançador de dardos, tem feito a alegria da molecada. Por conta da forte temperatura, as piscinas de plásticos também é uma boa referência na hora da escolha. Os produtos citados custam de R$ 100 a R$ 300 cada. A proprietária tem boas expectativas e aguarda um aumento de 30% nas vendas com relação ao ano passado.
ATENÇÃO – Segundo o diretor de Avaliação da Conformidade do Inmetro, Alfredo Lobo, é importante observar na embalagem a faixa etária a que o produto se destina, bem como as informações sobre conteúdo, instruções de uso, de montagem e eventuais riscos associados à criança.
ELETRÔNICOS – Os eletrônicos também estão na preferência daqueles que querem ganhar o presente do bom velhinho. É o que afirma um estudo realizado pelo Mercado Livre, o qual aponta que 38% das pessoas querem ganhar itens dessa categoria.
O proprietário do Mini Shopping Fumaça, Luiz Bezerra de Lima, diz que há uma grande procura por tablets, fones de ouvido e cartões de memória. A inovação eletrônica desse ano é a caixinha de som com entrada para o pendrive com diversos modelos, a partir de R$ 30.
Luiz reforça e avisa que uma boa ideia para presentes também são as bebidas. Com diversas marcas, garrafas de uísques e de Amarula são opções para o público masculino.
PERFUMES – Ganhar um bom perfume é apropriado em qualquer época do ano. Com a chegada da temporada mais festiva do ano, presentear com fragrâncias é uma ótima opção para homens e mulheres de qualquer idade.
Com várias opções de essência, as colônias costumam ser o carro chefe das lojas de perfume afirma Érica Schmidt, proprietária da loja O Boticário. Além das colônias, várias opções de hidrantes, sabonetes e maquiagem ajudam na escolha do mimo. O perfume também é uma ótima escolha para namorados, esposa e marido, denota um conhecimento e uma convivência íntima. Com cerca de R$ 60, é possível fazer uma boa escolha na hora de presentear alguém.
NACIONAL – O estudo mostra que 7% dos consumidores pretendem comprar presentes de, no máximo, R$ 30 e 65% planejam gastar de R$ 30 a R$ 100 com cada presente. Este ano, o consumidor parece estar mais racional, já que a grande maioria pretende comprar os presentes à vista e não deixar dívidas para o ano que vem. Metade dos consumidores não se entusiasma muito com as promoções de Natal e desconfia dos descontos que as lojas anunciam.
Entre os entrevistados, 35% dizem que o presente mais caro vai para a esposa, a namorada, o marido ou o namorado. Depois, vêm os filhos, a mãe e os netos. Apenas 5% dos consumidores dizem que vão gastar mais com eles próprios e 3% vão gastar mais com o presente do pai.