O Centro de Treinamento Senai de Dracena, que funciona através de parceria entre a Prefeitura de Dracena e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai formou no ano de 2013, mais de 1.500 pessoas de 16 a 70 anos, em diversas áreas profissionais.
“Em comparação ao ano de 2012 que a escola formou aproximadamente 500 pessoas, este ano, o número triplicou, foram mais de 1.500 formandos, graças a parcerias com programas federais e estaduais, como o Pronatec e o Via Rápida, podemos oferecer capacitação de qualidade a moradores de Dracena e região”, comemorou o diretor de educação profissional do Senai, Nestor Tobias Filho.
“Outra conquista foi o aumento dos cursos, que, em 2012 eram nove e passaram para 16, em 2013. Além disso, conseguimos gratuidade em 100% dos cursos, que antes eram 30%, oferecendo ainda bolsas de a até R$ 460 mensais como forma de auxílio para transporte e alimentação, fora o material didático, uniformes e equipamentos de proteção individual que são por conta do Senai”, pontuou Nestor.
Os cursos oferecidos atualmente pela escola são: pedreiro revestidor; pedreiro assentador; instalador hidráulico; pintor de imóveis; eletricista instalador; operador de computador; montagem e manutenção de computadores; desenho para o setor moveleiro (top solid); costura de máquina reta e overloque; modelagem; mecânico de motor a diesel; torneiro mecânico; torneiro de torno CNC; soldador solda MIG/MAG e oxiacetileno; auxiliar administrativo e empilhadeira.
Nestor também salientou que neste ano, a escola saltou de 40 para 64 aprendizes, onde jovens de 14 a 22 anos participam de uma seleção onde os escolhidos estudam no Senai e trabalham em empresas e recebem um salário mínimo ao longo de um ano de curso, “sem contar que a maioria dos alunos após este período são contratados”, destacou o diretor.
“Outras melhorias foram realizadas na área de informática. O laboratório de informática teve todas as mesas e os computadores trocados por equipamentos novos para suportar programas mais atualizados visando oferecer formação adequada a necessidade do mercado de trabalho, também foi criado um laboratório de informática para o cursos de montagem e manutenção onde é disponibilizada toda infraestrutura necessária para a formação de profissionais na área de hardware, software e rede”, destacou.
“Toda crescimento da escola se deve também ao apoio incondicional do prefeito Pedretti que sempre nos apoiou e incentivou o crescimento da escola e a formação profissional”, finalizou Nestor Tobias Filho.
INSCRIÇÕES– As inscrições para os cursos no próximo ano estão abertas, o candidato deve procurar a secretaria da escola que fica na avenida dos Expedicionários, 260, e o telefone para informações é (18) 3821-2301.