Sair de férias após um ano árduo com muito trabalho é sempre muito aguardado por todos. Com a chegada do verão, muita gente começa a se preparar para colocar o pé na estrada. Porém, na grande maioria das vezes uma das prioridades na hora de viajar é esquecida: a vacinação.

Quem deseja viajar neste final de ano, no período de férias, dependendo do destino, o Ministério da Saúde e órgãos internacionais recomendam realizar a vacinação contra enfermidades endêmicas e contagiosas.
É importante se informar sobre vacinas exigidas para a entrada no país de destino. Isso é muito importante, pois poderá acontecer de proibirem a entrada do visitante ao país. Neste caso sequer adiantará tentar tomar a vacina no mesmo dia, pois é necessário que a dose seja aplicada com antecedência.
Uma das doenças mais preocupantes é a febre amarela. Por isso, alguns países exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), para ingresso em seus territórios, assim como alguns estados brasileiros como, Acre, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. A vacina contra a febre amarela é válida por 10 anos.
Outra preocupação é com relação ao sarampo. Em 2011, a Europa registrou aproximadamente 25 mil casos de sarampo em 33 países, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Por isso, a vacinação é a arma para que os brasileiros evitem reintroduzir esta doença no País.
DRACENA – De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Jaqueline Maria de Souza, mesmo com a chegada do período de férias, os dracenenses ainda não têm procurado pelas vacinas no Centro de Saúde. Jaqueline ainda avisa que a vacina deve ser tomada no mínimo 10 dias antes da partida e que além da vacina da febre amarela, outras vacinas que estão em atraso devem ser atualizadas.
A vacina é indicada a partir dos nove meses de idade e o ideal é que seja tomada até dez dias antes da viagem. O produto é contra indicado para crianças menores de seis meses, pacientes em tratamento para câncer, HIV e gestantes.
A vacinação é a única medida eficaz para evitar a infecção, e está disponível gratuitamente em postos de saúde. É muito importante que as pessoas que se deslocam as regiões de risco, ainda não imunizadas recebam uma dose da vacina.
SERVIÇO – Para colocar a carteira de vacinação em dia, os interessados devem procurar o Centro de Saúde Dr. Takashi Enokibara, localizado à rua Washington Luiz n.º 20, com o horário de atendimento das 8h às 16h. Nos últimos dias do ano, haverá atendimento em horário especial das 8h ás 14h.