Com a temporada de verão e o consequente aumento do fluxo de banhistas nos municípios do Oeste Paulista que possuem rios, represas e lagos, com áreas destinadas a banhistas visando à prevenção de afogamentos e a diminuição das estatísticas de acidentes deste tipo, o 14º Grupamento de Bombeiros, responsável por desenvolver as atividades específicas de Guarda-Vidas e de Salvamento Aquático abre inscrições para o curso de guarda-vidas temporários. Os moradores de Dracena interessados na atividade atuarão no Balneário Municipal de Panorama. 

O objetivo do Grupamento é proporcionar melhores condições de segurança em todas as praias e as parcerias viabilizam a contratação de civis para reforçarem o efetivo operacional nas praias e balneários com o intuito de aumentar o efetivo de bombeiros para cobrir todos os setores de praia que necessitam de proteção contra afogamentos e outros acidentes durante a temporada de verão.
Tal realidade já acontece nas praias do litoral paulista há alguns anos, e num ato pioneiro o 14º Grupamento de Bombeiros em parceria com a Petrobras e o Instituto Mensageiros, traz a operação “Praia Segura” ao interior do Estado, contratando seis guarda-vidas temporários para atuarem nos balneários das cidades de Rosana, Presidente Epitácio e Panorama.
Os requisitos para os candidatos são: ter idade mínima de dezoito anos, apurada na data da inscrição; não registrar antecedentes criminais de natureza dolosa; ter concluído o ensino fundamental (antigo 1º grau); estar apto para realizar esforço físico, mediante apresentação de Atestado Médico; não possuir qualquer registro de ato incompatível com a atividade de Guarda-Vidas.
As inscrições podem ser feitas nos quartéis do Corpo de Bombeiros das cidades de Presidente Prudente, Rosana, Presidente Epitácio e Dracena, até o dia 2 de janeiro de 2014; no dia 3 de janeiro de 2014 será realizado o Teste de Aptidão Física para selecionar os candidatos que realizarão o Estágio de Capacitação de Guarda-Vidas Temporário, com início previsto para o dia 6 de janeiro de 2013 e término da Operação “Praia Segura” previsto para 31 de março de 2013.
O projeto visa contratar e capacitar jovens para o ingresso no mercado de trabalho, e oferece uma remuneração mensal de R$ 1.095,70.