Os dias estão extremamente quentes nas últimas semanas. A semana de Natal começou e terminou com temperaturas elevadas em Dracena. No final da tarde de sexta-feira, 27, o tempo ficou parcialmente nublado, acompanhado de fortes rajadas de vento. No entanto, a chuva que era tão aguardada por todos não veio e a sensação de clima quente voltou com toda força no período da noite.

Alguns municípios da microrregião registraram chuvas, mas mesmo assim, não foi suficiente para diminuir a sensação do tempo abafado.
De acordo com os dados da estação meteorológica do campus experimental da Unesp de Dracena, a máxima da última semana ficou acima dos 30°C. Na sexta-feira, a máxima chegou a 37,1°C. A sensação térmica chega aumentar ainda 3°C, do que ocorre.
A cidade não registra chuva significativa desde o último dia 20. Este mês foram 49,8 milímetros, com um acumulado para época de 889,8 milímetros. Apesar de ainda faltar três dias para acabar 2013, o ano deverá ficar abaixo, do ocorrido nos outros anos, quando o acumulado de chuva ultrapassou mil milímetros.
Os dracenenses que estão pensando em comemorar o Ano Novo em local aberto devem ficar preparados. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a probabilidade de chover nos próximos dias é de 80%. Para a véspera de Réveillon, a probabilidade é ainda maior, de 87% de expectativa de chuva.
Ainda segundo o Instituto, os termômetros deverão registrar uma leve queda da temperatura. A máxima não deverá ultrapassar os 33°C e a mínima poderá chegar a 21°C.
PROTEÇÃO – Uma série de cuidados e restrições devem ser tomados na estação mais quente do ano, devido a exposição excessiva ao sol e muito calor.
ROUPA DE VERÃO – Os tecidos sintéticos modernos típicos de trajes de atletas têm sua utilidade para quem passa calor no dia a dia, pois são projetados para afastar rapidamente da pele o suor. Se preferir roupas de algodão, o melhor é que sejam folgadas, permitindo que haja espaço entre a pele e a roupa para que a evaporação do suor ocorra.
Sempre que possível, evite sair nos horários em que o sol estiver a pino, das 10h às 16h. Prefira sair de manhãzinha ou ao entardecer, use filtro solar sempre e evite ficar exposto ao sol – procure caminhar pela sombra.
Também não se esqueça dos óculos escuros. Mas não adianta ser qualquer um: ele precisa ter proteção ultravioleta total para evitar queimaduras da córnea e da retina, que causam lesões irreversíveis.
Procure ter sempre uma garrafa com água ao lado da cama para os momentos em que você acordar durante a noite. Tenha um cuidado ainda maior com bebês e crianças, maiores de 65 anos e pessoas doentes – especialmente cardíacos ou com pressão alta.
COMIDA DE VERÃO – Além de se hidratar bastante ingerindo líquidos (especialmente os sem álcool, sem cafeína e sem adição de açúcar), vale a pena incluir na dieta itens mais fáceis de digerir, especialmente as saladas e as frutas. Não é preciso dispensar completamente o churrasco e a feijoada, mas o ideal é reservá-los para momentos em que você não terá que enfrentar o calor logo depois.