Encerraram nessa quinta-feira, 2, as inscrições para o curso de guarda-vidas temporários. O 14º Grupamento de Bombeiros, situado em Presidente Prudente, recebeu sete inscrições da microrregião de Dracena, dentre eles, candidatos dos municípios de Dracena, Junqueirópolis e Panorama.

O objetivo do Grupamento é proporcionar melhores condições de segurança em todas as praias e as parcerias viabilizam a contratação de civis para reforçarem o efetivo operacional nas praias e balneários com o intuito de aumentar o efetivo de bombeiros para cobrir todos os setores de praia que necessitam de proteção contra afogamentos e outros acidentes durante a temporada de verão.
Tal realidade já acontece nas praias do litoral paulista há alguns anos, e num ato pioneiro o 14º Grupamento de Bombeiros em parceria com a Petrobras e o Instituto Mensageiros, traz a operação “Praia Segura” ao interior do Estado, contratando oito guarda-vidas temporários para atuarem nos balneários das cidades de Rosana, Presidente Epitácio e Panorama.
De acordo com o tenente Maxwell Isidoro da Silva, receberam as inscrições os quartéis do Corpo de Bombeiros das cidades de Presidente Prudente, Rosana, Presidente Epitácio e Dracena. Ao todo foram 56 inscrições, dentre elas, apenas 26 homens se apresentaram para a o Teste de Aptidão Física, que incluiu provas na qual o candidato teria que correr mil metros em oito minutos e nadar numa piscina com 200 metros de distância ininterruptamente, ou seja, sem parar ou segurar nas bordas. A prova física ocorreu na manhã de ontem, 3, no Clube Meridional, em Presidente Prudente.
Os oito selecionados participarão de estágio de capacitação de Guarda-Vidas Temporário, a partir desta segunda-feira, 6, em um clube de Presidente Prudente. O curso tem duração de uma semana. Após o término, os selecionados trabalharam num período de três meses nos balneários de Panorama (3 vagas), Rosana (3) e Presidente Epitácio (2). A operação “Praia Segura” encerra no dia 31 de março de 2013.
O projeto visa contratar e capacitar jovens para o ingresso no mercado de trabalho, e oferece uma remuneração mensal de R$ 1.095,70.