A estreia do Corinthians na Libertadores, quarta-feira, acabou marcada pela morte de um jovem de 14 anos, atingido por um sinalizador durante o empate por 1 a 1 com o San José, em Oruro. Residente em Cochabamba, Kevin Douglas Beltran Espada mostrava, em sua página no Facebook, que era um apaixonado por futebol, em especial pelo clube boliviano.
Grande parte das fotos expostas pelo rapaz fazia referências ao San José, como escudos e registros da torcida “azulada”. Apesar de contar com adeptos muito participativos, o clube,em seus 70 anos de vida, conquistou apenas dois campeonatos nacionais, em 1995 e 2007.
Além das alusões ao San José, Kevin também mostrava sua relação com a religiosidade. Há dez dias, o rapaz passara a adotar uma imagem da Virgem Maria como sua foto de perfil. La Virgen del Socavón, é um símbolo do carnaval da cidade de Oruro.
No jogo pela competição sul-americana, o menino viajou acompanhado de familiares até a cidade do confronto no estádio Jesús Bermúdez.
Aos 5 minutos de partida, após o gol do Corinthians, Kevin foi atingido por um sinalizador. Socorrido, foi levado ao Hospital Obrero, em Oruro. Mas não suportou os ferimentos provocados pelo artefato.
Ao lado na arquibancada, o primo do torcedor contou que ainda chegou a desviar do projétil. O médico José María Vargas, responsável pelo atendimento, relatou que o falecimento foi imediato.
– Houve perda de massa encefálica em razão do projétil, um tubo de plástico, que penetrou até a cavidade craneal, então, a morte foi imediata – disse.
O corpo do jovem foi colocado em uma maca no hospital onde foi fotografado pela agência local APG. Era possível ver as marcas de sangue no lençol que cobriu o corpo de Kevin, que estava de calça jeans e tênis.