Desde o dia 2 de dezembro está sendo construído o prédio onde vai funcionar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro São Cristóvão ao lado do Parque Dracena. A obra está orçada em R$ 3.637.153,93 com recursos do Ministério da Saúde e da Prefeitura de Dracena. 

Os trabalhos são executados pela Construtora Pontal Engenharia, de Presidente Venceslau e a previsão é que sejam concluídos até o dia 27 de março de 2015. O moderno prédio terá 1.335 metros quadrados no terreno que mede 2.400 metros.
A Unidade de Pronto Atendimento prestará a população diversos serviços na área da saúde, entre eles, variedade clínica e exames, como os de raio-x.
De início a construtora contratada está gerando empregos para cerca de 20 trabalhadores, tais como pedreiros, serventes, engenheiro e mestre de obras.
O engenheiro da Pontal, Felipe Bittencourt disse à reportagem, que o objetivo é trabalhar para que a obra esteja pronta no final de 2014.
No começo desta semana, a construtora realizava a perfuração de estacas criando a fundação da obra.
GOVERNO FEDERAL – As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas. As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no País, com o objetivo de integrar a atenção às urgências. (Com informações www.pac.gov.br).