A Secretaria da Educação do Estado deu início às atividades do projeto “Trato na Escola”. Todas as cinco mil unidades estaduais, sendo 127 delas da região de Presidente Prudente, começarão o ano letivo organizadas, limpas e recuperadas após receberem um mutirão de serviços como pintura, jardinagem, pequenos reparos e higienização. No total, a verba investida é de R$ 40 milhões.

Em Dracena, entre as escolas do Estado que passam pela melhoria estão a EE Alfredo Machado (Jd. Brasilândia) e EE Prof.ª Julieta Guedes de Mendonça (Vila Barros). Conforme informou a diretora Ivanilde Basso, do Alfredo, todas as escolas da rede que estão com a situação regular, entre os quesitos a Associação de Pais e Mestres (APM), são beneficiadas com a melhoria e recebem uma verba no valor de R$ 7.900 para promover os serviços. “Na nossa escola já realizamos a limpeza da caixa água; dedetização, recarga dos extintores e estamos passando pela pintura”, contou Ivanilde ressaltando que são detalhes para a conservação do prédio e do mobiliário da unidade, tudo para receber os alunos após o período das férias.

Na EE Julieta, o diretor Edson Fávero frisou a importância das melhorias. As salas de aulas recebem pintura nova; o piso foi lixado e o jardim também ganhou manutenção. “Quando os alunos retornarem poderão contar com um novo ambiente”, disse.

A iniciativa é organizada pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão da Secretaria responsável pela realização das obras escolares.

O objetivo é que as escolas fiquem de “cara nova” para a chegada dos mais de 4,3 milhões de estudantes em todo o Estado a partir do dia 27 de janeiro, data em que voltam às aulas. Na região de Prudente, são 69,5 mil estudantes que retornam aos estudos.

Além do Trato na Escola, para 2014, a Secretaria elaborou um calendário escolar especial. No ano da Copa do Mundo, o início das aulas foi antecipado para 27 de janeiro, assim como as férias do meio do ano, que acontecem entre 12 de junho e 13 de julho período de realização dos jogos, mantendo os 200 dias letivos. Em outubro, os alunos terão um recesso escolar de uma semana, entre os dias 13 e 19. Já o término das aulas está programado para a segunda quinzena de dezembro, de acordo com o cronograma de cada escola. (Colaborou a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Educação).